domingo, 27 de setembro de 2015

Prefeita de Santana acusa ex-prefeito de desvio e reclama de herança maldita

A prefeita de Santana do Cariri, Danieli de Abreu Machado (PSL), enviou comunicado à Câmara Municipal, na quinta-feira (24), assumindo a possibilidade de atrasar os salários do funcionalismo no mês de outubro próximo. Segundo a prefeita, tem empreendido todos os esforços para manter a folha em dia, mas os débitos acumulados na gestão do ex-prefeito Jesus Garcia têm inviabilizado sua administração.

No documento, lido pelo vereador Antônio Fernandes (PP), líder do governo, a prefeita aponta um bloqueio de R$ 260 mil como principal motivador para um possível atraso na folha de pagamento. O bloqueio feito neste mês de setembro atingiu o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e deve, segundo a prefeita, comprometer as finanças do Município no mês de outubro.

O valor bloqueado foi retido pela Receita Federal para garantir o pagamento do Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público) dos funcionários municipais, referentes ao ano de 2010. Segundo a nota da prefeita Danieli, os valores os valores chegaram a ser recolhidos dos funcionários, mas não foram depositados.

Na comunicação enviada à Câmara, a prefeito ressalta, ainda, que o Município está impedido de receber recursos e benefícios da Funasa (Fundação Nacional de Saúde). Danieli disse ter ouvido do próprio superintendente do órgão, durante evento no Centro de Convenções do Cariri, que o município é peça de investigação no Ministério da Saúde, pelo desvio de cerca de R$ 100 mil.

Os recursos foram enviados no ano 2009 para a construção da adutora do Sítio Tourinhos. A prestação de contas teria sido desaprovada, com fortes indícios de desvio do dinheiro. Ainda, segundo a prefeita, esse pode ser o próximo bloqueio sofrido pelo município.

Sobre as medidas a serem encaminhadas, a prefeita Danielle afirma que o dinheiro foi desviado pelo, então prefeito Jesus Garcia e, por isso, que vai recorrer à justiça para reaver os valores, junto ao ex-prefeito, para os cofres da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário