quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Câmara de Juazeiro: Denúncia de compra de voto adia eleição para mesa diretora

Denúncias de compra de voto e “sequestro” de vereadores, noticiadas nos últimos dias na imprensa, para garantir maioria na eleição da nova mesa diretora da Câmara de Juazeiro, motivou o pedido de adiamento do pleito. O vereador Tarso Magno (PR), autor da ação que gerou a decisão judicial pela realização da eleição, peticionou novo pedido de adiamento por 60 dias para que as denúncias sejam investigadas.

O vereador Tarso Magno informou que o Ministério Público do Estado (MP-CE) já ouviu, na segunda e terça-feira últimas, o presidente da Câmara, vereador Darlan Lôbo (PMDB), que revelou a existência do aliciamento de alguns parlamentares. Para Tarso, o presidente Darlan tem 60 dias para provar as denúncias que fez ao MP.

O anúncio do adiamento foi feito pelo Darlan Lôbo, durante a leitura do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga contratos de empresas prestadoras da prefeitura, na chamada “CPI do Ar-condicionado”. A eleição, marcada por ordem judicial, para essa terça-feira (04), primeira sessão ordinária de 2014, deve acontecer no próximo dia 3 de abril.

A decisão causou polêmica entre os parlamentares. Os vereadores Capitão Vieira (PTN) e Darlan Lôbo chegaram a bater boca sobre o mérito do adiamento, o que, casou o encerramento prematuro da sessão.

Para o vereador Capitão Vieira, houve um claro descumprimento da ordem judicial. “Não vejo motivo algum para não haver a nova eleição. Não foi apresentado nada em contrário a decisão judicial. O que se viu foi uma manobra para a não realização da eleição,” disse Capitão Vieira, ressaltando que deve solicitar a gravação do áudio da sessão para enviar a justiça e serem tomadas as providencias.

O presidente Darlan, justificou a decisão como sendo um acordo entre as duas partes da ação que pedia o cumprimento do Regimento Interno e a realização da eleição. Ele observou que essas partes, a presidência da Câmara e o vereador Tarso Magno (PR), entraram em consenso para a prorrogação da eleição até que sejam apuradas as denúncias de favorecimento em troca do voto.

Ainda, segundo Darlan, há o entendimento de que o juiz não pode pender para uma das partes. “O juiz se baseia no pedido do autor da ação e na defesa da parte mencionada. Então protocolamos hoje (terça-feira) uma petição ao processo, onde as partes pedem o adiamento da eleição,” disse Darlan.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), outro candidato a presidente, disse concordar com o adiamento sob a justificava de não começar o ano de 2014 como terminou 2013. Segundo Gledson a decisão aconteceu após uma profunda reflexão sobre a importância da realização da eleição, mas com respeito às regras do jogo democrático e republicano. “O papel da imprensa foi fundamental para essa reflexão, já que, noticiou as denúncias do provável esquema. Agora é apurar as denúncias e se forem verdadeiras que se punam os culpados,” finalizou Gledson.

O termino da leitura do relatório final da CPI do Ar-condicionado, além da apresentação do pedido de abertura de uma CPI para investigar o Shopping Juazeiro e a prestação de contas da gestão da Câmara em dezembro, ficaram para a sessão de quinta-feira (06).

Nenhum comentário:

Postar um comentário