sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Liminar garante eleição e Câmara de Juazeiro tem novo presidente

Uma liminar do juiz substituto da 2ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Luiz Sávio Ferreira Bringel, garantiu a realização da eleição para quatro dos seis cargos vagos da mesa diretora da Câmara de Juazeiro. O vereador Capitão Vieira (PTN) foi eleito com 14 dos 21 votos, numa sessão que contou com sete abstenções.

A eleição, agenda para a sessão de 4 de fevereiro, tinha sido prorrogada por 60 dias, após um acordo entre o presidente interino Darlan Lôbo (PMDB) e o vereador Tarso Magno (PR), autor da ação que pediu a realização da eleição, após as renuncias dos titulares em dezembro de 2013. A decisão, motivada por denúncias de compra de votos, foi entregue ao Ministério Público do Estado (MP-CE) na segunda-feira (03).

O vereador Darlan Lôbo que, a exemplo do vereador Gledson Bezerra (PTB), acabou retirando o nome da disputa, requereu o áudio e a Ata da sessão, segundo ele, para analisar um possível pedido de anulação da eleição. O vereador Capitão Vieira, novo presidente, pediu co-autoria do requerimento.

Antes da eleição vários vereadores se pronunciaram sobre a polêmica que ganhou repercussão nos últimos dias. Tarso Magno ressaltou que o processo eleitoral estava maculado pelas denúncias. “Teríamos que esperar a investigação do Ministério Público para votarmos de cabeça erguida,” disse Tarso.

Para Gledson Bezerra, o momento vivido pela Câmara não era propício para a eleição. “Fui o primeiro a pedir que o Regimento Interno da Casa fosse cumprido e a eleição realizada, mas é preciso que antes as denúncias sejam apuradas,” disse Gledson, ressaltando que estava retirando o nome da disputa por não se sentir a vontade para participar da eleição.

O vereador Cláudio Luz (PT) afirmou que da forma em que está, a Câmara não representa o povo de Juazeiro. Já Normando Sóracles (PSL), disse que seria melhor resolver todas as pendências para depois eleger uma nova mesa diretora. “O problema é que a polêmica não termina com a eleição da mesa. Esse é um filme de longa metragem e agora que estamos no trailer,” disse Normando.

Em pronunciamento, Darlan afirmou estar sendo tirado da presidência justamente porque não estava roubando. Ele voltou a afirmar que a eleição custaria R$ 400 mil reais, mas que decidiu não pagar. “Aqui (presidência) é lugar para quem rouba. Como não roubei, nem deixei roubar, estou sendo colocado para fora,” disse.

O novo presidente disse vai procurar a harmonia entre os vereadores e que pretende fazer um mandato transparente. “Quero enaltecer o trabalho do vereador Darlan Lôbo e dizer que vou continuar fazendo as prestações de contas e respeitando povo de Juazeiro,” disse Capitão Vieira. Sobre as denúncias de compra de votos Capitão Vieira disse que vai se pronunciar no momento certo.

Em entrevista no fim da sessão, Darlan chegou a creditar a Capitão Vieira a ameaça que sofreu na manhã dessa quinta-feira (06). Capitão Vieira disse apenas que desconhece a acusação.

Na eleição da mesa foram eleitos ainda os vereadores Antônio Cledmilson (2º vice-presidente), Claudionor Mota (1º secretário) e Zé Ivan Leiteiro (3º secretário).

Veja como votaram os vereadores:

Em Capitão Vieira: Mara Torres, Danty Benedito, Cledmilson, Zé de Amélia Júnior, Sargento Firmino, Adauto Araújo, Claudionor Mota, Preto Macedo, Zé Ivan, Bertran Rocha, Sargento Nivaldo, Didi de Amarílio e Rita Monteiro.

Abstenções: Gledson Bezerra, Tarso Magno, Normando Sóracles, Cláudio Luz, Alberto Costa, João Borges e Darlan Lôbo.

(Foto: Agencia Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário