quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Coluna Bastidores - Site Miséria - 20 de fevereiro

Darlan o homem bomba

Para quem acha que Darlan já usou todos os cartuchos contra alguns vereadores considerados, por ele, traidores do povo, está enganado. Darlan já compareceu ao Ministério Público em Juazeiro duas vezes, antes dos outros, e depois foi convocado novamente na terça-feira (18). Darlan garante que em todos os depoimentos levou provas novas sobre a votação da mesa diretora. Mas, o problema, para os investigados, é que Darlan ainda não parou. Nos bastidores, ele garante que as bombas maiores ainda estão por vir. No caso da eleição da mesa há uma expectativa que, pelo menos, oito vereadores tenham caído em contradição durante os depoimentos ao Ministério Público. Podem perder os mandatos.

Os cartuchos de Darlan

Muitos vereadores devem se complicar mesmo é quando Darlan começar a desenhar o mapa do mensalinho juazeirense. Nos bastidores fala-se em gravações de áudio e vídeo. Pra quem acha que a coisa tá feia, não viu nada. A ideia de Darlan é derrubar, pelo menos, a metade da Casa. Tem vereador tremendo de medo. Darlan não foi a sessão de quinta-feira passada. Segundo amigos próximos, o motivo foi simples: estava com “nojo” só em ver os traidores. Darlan anda muito chateado e, vale salientar, não tem medo de perder o mandato. Sabe muito e promete entregar todo o esquema de corrupção da “Casa do Povo”. Ou seja, daqui pra frente, segure-se quem puder!

Secretária blindada em Barbalha

Até onde vai a submissão da base aliada do prefeito Zé Leite? Esse é um questionamento que começou a ganhar corpo depois da derrubada do requerimento do vereador Rosário Amorim. Ele queria a presença da secretária de Educação, Isabel Cristina, para explicar o fechamento de cinco salas de aula e mais duas escolas na zona rural. O pedido era simples e direto. O problema é que a base do prefeito resolveu blindar a secretária e rejeitou o requerimento numa votação que deu empate e foi decidida pelo presidente Daniel de Sá Barreto. A recusa do requerimento pode levar o vereador autor, hoje na situação, para o grupo de oposição. Vale o risco? Quem tem que responder é o presidente Daniel.

Secretária reincidente

A atitude da Câmara de Barbalha, em não permitir que a secretária de educação, também primeira-dama do município, fosse a Casa para falar sobre o fechamento de salas e escolas, não é novidade entre os parlamentares barbalhenses. Os vereadores estão acostumados a enviar ofícios e não serem respondidos. Só para lembrar a mesma secretária jamais respondeu, sequer, um ofício do legislativo. O vereador Rildo Teles, questionou a moral Casa e observou os sucessivos casos de desrespeito praticados pela secretária. Foi voto vencido! Agora, cabe a Câmara dar a resposta que a população quer saber: Porque as salas e escolas estão sendo fechadas? Mais uma vez, quem tem que responder é o presidente Daniel.

A incógnita na Câmara do Crato

Na sessão dessa segunda-feira (17), a Câmara do Crato encerrou suas atividades por falta de quórum. O curioso é que o fato aconteceu após ser reiniciada a discussão entre os vereadores Jales Veloso e Fernando Brasil. Na ocasião estava acontecendo a discussão sobre a sessão anterior, segundo Fernando, colocada pela metade na Ata. Fernando Brasil não aceitou e disse querer a ata e o áudio na integra. No auge da discussão, os vereadores Bebeto Anastácio, Jales Velos e Guri, disseram ter recebido convocações para uma audiência no Ministério Público. Muita gente não acreditou. A retirada deixou a sessão sem quórum e foi encerrada.

A consequência da discussão

Há quem diga que a discussão entre Jales e Fernando Brasil, começou a pegar gestões anteriores da Câmara. Até aí, tudo bem! O problema é que o aprofundamento do debate pode, inclusive, atingir o ex-prefeito Samuel Araripe. Não são poucos os rumores de que desvio de conduta na gestão do ex-presidente Helder França, o Guer, além de afirmações nos bastidores de que o ex-prefeito teria comprado voto para desaprovar as contas do desafeto e, também, ex-prefeito Walter Peixoto (Waltin). A desaprovação das contas de Waltin resultou na impugnação da sua candidatura, quando Samuel foi reeleito. Para muitos, a saída dos vereadores pareceu estratégica. O problema é que mentir em plenário sobre algo tão sério pode ser considerado decoro parlamentar. A questão é: quem terá coragem de fazer a denúncia?

Enquanto isso nos bastidores...

... Novo bate boca na Câmara do Crato envolveu os vereadores Jales Veloso e Fernando Brasil. Bem irritado Fernando pediu a gravação da sessão anterior dizendo que vai processar Jales.

... Tem vereador de Juazeiro muito pensativo nos últimos dias. Tem gente gravada e outros auto-denunciados em plena sessão. Para muitos que acompanham as sessões da Câmara, a casa vai cair pra eles. É esperar!

... Outro que deve cair, não pela investigação do MP de Juazeiro, mas pela Câmara é o vereador Cláudio Luz (PT). Nos bastidores já existe a perspectiva da queda. Raimundão quer vê-lo fora da Câmara. A única chance para Cláudio é uma votação aberta.

... Muito estranho é a submissão do presidente da Câmara de Barbalha a secretária de Educação e primeira-dama do município. Segundo análises de bastidores ele, sequer, é recebido pela secretario e, no entanto, é o mais fiel dos escudeiros. Vá entender, tem gente pra tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário