terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 04 de fevereiro

Câmaras do Cariri retomam atividades

Com exceção de Mauriti e Jardim, os parlamentos da região do Cariri, estão abrindo seus períodos legislativos nessa primeira semana de fevereiro. As duas cidades começaram o período ainda em Janeiro. Polêmicas e muito debate devem direcionar os trabalhos; mas, claro, existem casos de extrema tranquilidade. O destaque fica por conta das Câmaras de Jardim e Nova Olinda, onde a oposição é maioria e o ano promete. Na maioria das Câmaras a relação é boa entre os poderes. Aurora, Milagres, Brejo Santo, Caririaçu e Mauriti, são os casos de melhor relação. Com maior equilíbrio entre oposição e situação está Abaiara, Missão velha, Granjeiro, Tarrafas, Potengi, Araripe e Lavras da Mangabeira. Na maioria das Casas Legislativas, o ano deve ser de discussões em torno da renovação das mesas diretoras, já que, há eleições a cada biênio. Então para os prefeitos que trabalham com forte oposição, essa é a oportunidade de mudar as expectativas. No mais, bom trabalho!

Ministro da Integração no Cariri

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, acompanhado do governador Cid Gomes, visitou o Cariri na última semana. A visita aconteceu em vistoria às obras da Transposição do Rio São Francisco. A comitiva passou pelos municípios de Mauriti, Jati, Brejo Santo e Penaforte. Após sobrevôos pela extensão das obras as autoridades finalizaram a vistoria na chamada Meta 3 Norte, em Mauriti. O ministro garantiu que as obras devem ficar prontas até 2015. O destaque sobre a obra ficou por conta do governador Cid Gomes. Ele falou dos quase 200 anos de espera, com a obra no papel, e que será no governo do PT que o sonho vai se tornar realidade. Na verdade, a obra é de primordial importância para os municípios nordestinos que pretendem promover a fixação do homem no campo.

E por falar em importância...

Foi muito oportuna a presença tanto dos vereadores, quanto do prefeito de Mauriti, na recepção ao governador e o ministro da Integração. O prefeito Evanildo Simão destacou os benefícios da obra para o município. Segundo ele, o perímetro irrigado deve, no mínimo, dobrar sua extensão melhorando a vida da população. O acompanhamento da visita pelas autoridades de Mauriti reafirmam a importância da obra para o município. A recepção pode não influenciar na condução da obras, mas dá a segurança às autoridades do estado e do governo federal de que a população quer o benefício. Prefeito e vereadores de Mauriti foram atuantes, também, durante a paralisação das obras. Nunca deixaram de lutar pelo seu reinicio.

Ex-candidato a prefeito inelegível

Realmente a cassa aos políticos que cometem crimes eleitorais no Cariri está implacável. A justiça não tem perdoado indícios de compra de votos. Dessa vez, quem caiu nas garras da lei foi o ex-candidato a prefeito e ex-vereador de Caririaçu, Acácio Leite. O ex-candidato é acusado de abuso de poder econômico. Na época da campanha foi divulgado um vídeo onde pessoas ligadas a ele, distribuem dinheiros a motoqueiros momentos antes de uma carreata. O flagrante rendeu a Acácio Leite a suspensão dos direitos políticos por oito anos. A decisão do juiz da 71ª zona eleitoral, Luis Praxedes, foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico e cabe recurso. O detalhe é que as imagens são muito claras e comprometem diretamente o então candidato. Será difícil reverter a decisão!s

Protestos nas redes sociais

Uma forma, no mínimo, criativa de protestar. Foi o que fizeram os professores do município de Milagres na última semana. Eles lançaram um manifesto na internet para reivindicar melhorias salariais e novo concurso público. A repercussão foi tanta que os responsáveis pela manifesto, foram parar em uma rádio local para uma longa entrevista. Na rádio as reivindicações aumentaram e foram desde melhoria no cardápio escolar até reformas das escolas. Segundo a direção da rádio que deu voz a manifestação das redes sociais, a assessoria da administração foi contatada, mas não se pronunciou. Na cidade a expectativa é que o prefeito Hellosman Sampaio receba os professores, até porque o manifesto é pacifico e quer apenas o diálogo. Na democracia, isso é normal e saudável. Esperamos que a conversa aconteça. Todos sairão ganhando!

Demissão sem justificativa

Quem está sem entender a demissão do seu secretário de Ação Social é a população de Farias Brito. Na verdade, ninguém entendeu como um secretário que ganhou, inclusive, premiação nacional por sua atuação, foi colocado para fora em menos de um ano de atividade. No outro lado deste debate, o que se coloca são as muitas denúncias de secretários no poder a quase 20 anos e que sequer são cobrados para melhorar a atuação. Conclusão dos comentários: em Farias Brito tem valor quem não trabalha. Aliás, sobre os secretários, há denúncias nas redes sociais de gestores das pastas que se beneficiam de gasolina e alimentos da prefeitura. A demissão do secretário deve ser explicada e as denúncias apuradas. O povo de Farias Brito espera respostas!

Enquanto isso no Cariri...

... O município de Santana do Cariri foi contemplado com o Projeto Paulo Freire, do Governo do Estado. O projeto administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário deve viabilizar projetos produtivos e capacitação de agricultores, tudo com foco no desenvolvimento de jovens e mulheres. Com certeza, será bem vindo!

... Na rodovia CE-384, que liga os municípios de Mauriti e Milagres, na altura do Sitio Carnaúba, os moradores fecharam a pista em protesto a alta velocidade desenvolvida pelos veículos que trafegam por ali. O protesto que aconteceu no dia 1º de janeiro, pede apenas uma lombada eletrônica. A reivindicação é justa. No trecho já morreu uma criança vítima de atropelamento.

... Quem prestigiou o início dos trabalhos legislativos em Aurora, foi o prefeito Adailton Macedo e o vereador de Fortaleza, Eulógio Neto. Em uma sessão de contou com apenas sete dos 11 vereadores, o prefeito se colocou a disposição dos parlamentes durante o ano de 2014.

... Em Milagres foi encerrada na sexta-feira (31), a programação do evento “O Assunto é Férias”. A festa foi encerrada com a final do campeonato de futebol e no palco os shows das bandas Bulé de Caminhão e Forró do Bom. Foram mais 30 dias de uma vasta programação cultural e esportiva. Muito boa a iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário