terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Coluna Bastidores - Site Miséria - 11 de fevereiro

Darlan e Vieira: o inimigo está ao lado

Se alguém por um acaso esqueceu, então é bom lembrar. Darlan Lobo e Capitão Vieira terão que se aturar lado a lado. Isso mesmo, não podemos deixar de lado o fato de que Darlan ainda é o 1º vice presidente e poderá sentar ao lado do atual presidente. Isso sem falar que algumas vezes deve assumir o comando da Casa no lugar do Capitão. Fora isso, Darlan deve ser o calcanhar de Aquiles de Vieira. Ele terá acesso a tudo que entrar e sair na Casa. Na verdade, existem dois fatos a serem levados em consideração com a atual situação. No primeiro, é importante ressaltar a importância da fiscalização para o bom andamento da democracia. No segundo, a continuação do tensionamento já instalado na Casa. Será um ano de declarações bombásticas a denúncias graves. Esperamos que o bom senso viste a Câmara de Juazeiro.

Cledmilson entregou o jogo

Não se sabe se por ironia ou inocência, mas o fato é que o vereador Antônio Cledmilson acabou confirmando; isso durante os debates para a eleição da mesa, que houve negociações. Coincidência ou não, Cledmilson foi eleito 2º vice-presidente, com os mesmo 14 votos dados a Capitão Vieira. Aliás, esses são trunfos de Darlan para anular a sessão. Tanto as afirmações de Cledmilson, quanto a repetição dos votos nos candidatos indicados por Capitão, já estão no áudio da sessão solicitado por Darlan e entregue ao Ministério Público. Outro que deu a entender a acusação de corrupção do eleitorado para a eleição da mesa foi o próprio Capitão Vieira. Nas poucas vezes que se manifestou, ele chegou a dizer que no ano passado ninguém havia reclamado quando o G11 se retirou para Fortaleza para garantir os votos e ganhar a eleição. Parece a história do sujo falando do mal lavado. Difícil entender!

Até tu, Brutus?

O mais difícil na eleição da mesa diretora foi entender a revoada de vereadores, antes ligados a Darlan, caindo nos braços de Capitão Vieira. Fez lembrar uma história da Roma antiga, quando o imperador Júlio Cesar foi traído e apunhalado por um grupo de senadores. Antes da morte, Cesar olhou para trás e identificou seu filho com a faca ensanguentada e disse: até tu, Brutus, filho meu? A frese virou sinônimo de traição. Darlan dormiu com amigos de primeira hora e acordou com companheiros de outrora. Parecendo já saber que os ventos soprariam ao contrário, Darlan se recolheu, recuou. Mas, a questão é o motivo do recuo. Com todos os fatos que conseguiu reunir para a denúncia entregue ao MP, Darlan poderia, como Cazuza, dizer: “ainda estou rolando os dados”.

Os exemplos que incomodam o Cariri

Muito curioso o discurso da vice-prefeita de Assaré, Maria É, na abertura do período legislativo da Câmara na sexta-feira (07). Enquanto todos os parlamentares esperavam um discurso de boas vindas, proposições e parcerias, a vice-prefeita largou na cara dos vereadores o mau exemplo das Câmaras de Crato e Juazeiro. Segundo ela as duas maiores cidade estão servindo de exemplo negativo para a região do Cariri e todo o Ceará. Atônitos e surpresos, os parlamentares tiveram de ouvir ainda um “passem longe daquelas atitudes, o Assaré não merece e o povo não aceita”. Nas palavras da vice-prefeita, segundo os presentes, com um tom de pânico, o recado duro e direto. Se a Câmara de Assaré vai se comportar bem, isso não se sabe; mas o que não poderão reclamar é da falta de aviso. Foi um verdadeiro choque!

Os vereadores brigões do Crato

E parece que a vice-prefeita de Assaré, tem razão. Tanto que na sessão dessa terça-feira (11) no Crato, a população viu mais uma vez os debates se transformarem em acusações e bate bocas. Os vereadores Jales Veloso, esse nitidamente alterado com os últimos acontecimentos, e Fernando Brasil, protagonizaram uma patética troca de acusações. Pasme, um chamou o outro de ladrão, e muito mais ofensas que o bom senso me impede de publicar. O presidente da Casa, vereador Luis Carlos, sem titubear, encerrou a sessão. Foi acusado de não ter controle. A atitude fica para julgamento da sociedade. No Crato, cinco dos 19 vereadores, estão afastados; um foi notificado pela justiça por acusações infundadas, ameaças e palavras de baixo calão nas redes sociais; e outros, como Jales, são acusados de receber diária rural morando na cidade. O difícil nisso tudo é acreditar que o povo é prioridade nas mentes e ações desses vereadores.

E por falar em Câmara do Crato...

Sete dos parlamentares cratenses compareceram ao Ministério Público para depor sobre o caso da extorsão e compra de votos para desaprovar as contas do ex-prefeito Samuel Araripe. Detalhe, a denúncia foi feita pelo próprio ex-prefeito ao visitar os vereadores nas suas residências. Na primeira fase do processo, o promotor do caso ouviu apenas as testemunhas de acusação. Mesmo considerados passionais, pela defesa dos vereadores afastados, o promotor tomou os depoimentos como base para pedir os afastamentos. Na última semana, a coisa começou a mudar de figura. Com os novos depoimentos, onde todas as acusações foram negadas, a promotoria deve reconsiderar os rumos da investigação. O problema para Samuel é que suas contas continuam desaprovadas e a cada dia surge alguma sujeira da sua gestão. Somados, inviabilizam seu sonho de ser deputado estadual.

Enquanto isso nos bastidores...

... Ainda se comenta a quase delação, ao vivo, da vereadora juazeirense Rita Monteiro, sobre o que teria acontecido nos bastidores da eleição para a mesa diretora. Ela chegou a ameaçar, foi desafiada por Darlan, mas acabou recuando a pedido dos colegas. A pergunta é: o que Rita queria falar, quando foi impedida?

... Quem parece estar com muita “sede” de trabalho é o atual presidente Capitão Vieira. É fato, nos bastidores, que ele vai colocar ao plenário o pedido de cassação do vereador Cláudio Luz. As acusações foram formalizadas por Gilvan Luiz. Sem medo das conseqüências, Cláudio já disse que assina qualquer investigação contra ele. Cláudio e Vieira são desafetos assumidos.

... O presidente da Câmara do Crato, Luis Carlos, tenta convencer os colegas vereadores a extinguirem as diárias rurais, mas tem encontrado resistências. Seria muito interessante que o presidente apresente o Projeto de Lei e promovesse uma votação nominal. O povo quer saber quem é contra.

... Quem tem se saído muito bem nos últimos dias é o vereador cratense Amadeu de Freitas. Além de ter se isentado de uma briga que, cada vez mais, parece pessoal, Amadeu tem focado suas ações nas proposições que beneficiem a população. Parece que o vereador está de volta aos velhos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário