terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 11 de fevereiro

Prefeitos do Cariri discutem desenvolvimento

Uma plenária organizada pelo Partido dos Trabalhadores na cidade de Assaré para discutir os avanços nos últimos 11 anos de governo petista, acabou atraindo prefeitos e lideranças de municípios visinhos para debater os caminhos do desenvolvimento regional. A plenária realizada na Escola Moacir Mota, no sábado (08), discutiu, entre outros, temas ligados a educação, saúde, abastecimento de água e assistência ao homem do campo. Na condução das discussões, os deputados José Guimarães (federal) e Camilo Santana (estadual), destacaram a importância da criação de fóruns de debates para o crescimento da região e a necessidade da união entre os gestores para garantir mais recursos. Os deputados anunciaram ainda um investimento da ordem de R$ 1,8 bilhão para a região em 2014. A discussão é importante e o investimento necessário!

Ainda no debate de Assaré

Várias comunidades levaram cartazes fazendo reivindicações às autoridades presentes. Ouvindo as demandas e lendo as muitas faixas, Camilo Santana e Guimarães ressaltaram as muitas dificuldades encontradas pelos governos do PT, no Brasil, e Cid Gomes no Ceará. Para eles o Brasil tem muito a avançar, mas está no caminho certo. As reivindicações pediam, em sua maioria, escolas, saúde e adutoras. Além do prefeito de Assaré, Samuel Freire, a plenária contou ainda com as participações dos prefeitos Delvamberto Soares (Altaneira), Maria Girleuda (Tarrafas), Humberto Germano (Araripe) e Moesio Loiola (Campos Sales). Entre os mais de 800 presentes ao debate, estavam várias lideranças como vereadores, vice-prefeitos, secretários municipais e agentes sociais. A grande lição do encontro foi passada por Camilo que disse: “juntos os prefeitos podem mais”. Agora é trabalhar para ampliar a discussão.

E por falar em prefeitos...

Quem deve uma explicação sobre a citação de suas administrações na CPI do ar-condicionado como campo de atuação da quadrilha que pode ter desviado cerca de R$ 2,9 milhões de Juazeiro, são os prefeitos de Aurora, Farias Brito, Caririaçu e Milagres. Longe desse colunista duvidar da integridade desses prefeitos com o esquema, mas é bom deixar claro suas distâncias das empresas incluídas na possível fraude em Juazeiro. A situação mais comprometedora é a de Aurora. Mesmo tendo suas sedes em Juazeiro, a maioria das empresas denunciadas mantém suas contas bancárias no município de Aurora. Nada como uma boa explicação para desmanchar qualquer dúvida sobre a idoneidade dos prefeitos. Vamos esperar!

A disputa eleitoral em Campos Sales

A disputa eleitoral deste ano em Campos Sales promete ser tão intensa quanto a última municipal. É que o ex-prefeito Paulo Ney, apesar de não poder ser candidato, deve apoiar outro nome para disputar com o atual prefeito Moesio Loiola que disputará uma cadeira na Câmara Federal. Mas, alguém pode estar se perguntando: E eles não são aliados? Na verdade, eram! Recentemente Paulo Ney rompeu com Moesio por entender que estava sem prestigio na administração. Paulo Ney e sua turma estão atrás de um nome a quem prometem dar uma votação expressiva para mostrar força e desbancar Moesio. A disputa promete ser acirrada. Uma coisa é certa, alguém vai sair enfraquecido. Vale à pena esperar o resultado!

O mau exemplo para o Cariri

Muito curioso o discurso da vice-prefeita de Assaré, Maria É, na abertura do período legislativo da Câmara na sexta-feira (07). Enquanto todos os parlamentares esperavam um discurso de boas vindas, proposições e parcerias, a vice-prefeita largou na cara dos vereadores o mau exemplo das Câmaras de Crato e Juazeiro. Segundo ela as duas maiores cidade estão servindo de exemplo negativo para a região do Cariri e todo o Ceará. Atônitos e surpresos, os vereadores tiveram de ouvir ainda um “passem longe daquelas atitudes, o Assaré não merece e o povo não aceita”. Nas palavras da vice-prefeita, segundo os presentes, um tom de pânico, deu o recado duro e direto. Se a Câmara de Assaré vai se comportar bem ou não, isso não se sabe; mas o que não poderão reclamar é que não houve aviso. Foi um verdadeiro choque!

E por falar em exemplo...

Na sexta-feira (07), o prefeito de Milagres Hellosman Sampaio (PMDB) deu um grande exemplo. O prefeito recebeu um grupo de professores que, representando a classe, levaram algumas reivindicações definidas em reunião na quarta-feira (05). Na linha de frente da pauta para 2014, o reajuste salarial da categoria. Depois de alguns minutos de conversa, saiu o que poucos esperavam. O município deve encaminhar Projeto de Lei a Câmara Municipal propondo um aumento de 16% no salário base e mais 5% na progressão. Os professores ficaram muito satisfeitos com os 21% de aumento. Outros pontos da pauta como maior valorização da classe e ao plano de Cargos e Carreira, entraram na discussão amistosa. No final o encontro trouxe tranquilidade aos professores que agora devem voltar os olhos para a Câmara que votarão o aumento em breve. É esperar que os vereadores façam a sua parte!

Enquanto isso no Cariri...

... A população do Distrito de Olho D’agua, em Mauriti, receberam a visita do deputado estadual Camilo Santana para discutir a situação da estrada que liga o distrito a sede do município. Camilo lamentou a demora, mas garantiu que a obra deve iniciar ainda neste semestre. O motivo da demora teria sido a prioridade no combate a seca. É justo!

... A Câmara de Santana do Cariri homenageou durante sessão ordinária, os 55 anos da Rádio Educadora do Cariri. A proposição do vereador petista Antônio Fernandes, foi recebida pelo diretor da emissora, Geraldo Correia. Ele estava acompanhados dos comunicadores Umberto Cabral, Amaury Alencar, Heron Aquino e Fabio Lemos. A homenagem é merecida!

... Quem anda se reclamando da situação em que recebeu as finanças do município é a prefeita de Tarrafas, Maria Girleuda (PT). Segundo a nova gestora faltava organização e uma programação de pagamentos em sintonia com os recebimentos. Com tanta turbulência nos últimos anos, a situação não podia ser diferente.

... Quem está a todo vapor para realizar um grande Carnaval neste ano é o município de Antonina do Norte. Além de grandes atrações para sacudir os foliões, o prefeito Antônio Filho promete uma espaço adequado e muita segurança aos visitantes. A festa promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário