sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Câmara de Juazeiro vai convidar deputados e senadores para Audiência Pública

Motivada pelo pronunciamento do vereador Normando Sóracles (PSL), sobre a situação das escolas da zona rural, a Câmara de Juazeiro do Norte, decidiu durante sessão ordinária dessa quinta-feira (13), convidar os cinco deputados federais e estaduais mais bem votados no município, além dos três senadores eleitos pelo Ceará, para uma Audiência Pública.

A audiência discutirá problemas enfrentados na educação, saúde, segurança, infraestrutura e outros. A presença dos parlamentares é, segundo comentário geral dos vereadores, para efeito de conhecimento acerca das dificuldades enfrentadas e como poderão ajudar a resolver e/ou amenizar os problemas.

Após ponderações dos parlamentares, a audiência foi marcada para o dia 7 de abril, às 9h00min, no Memorial Padre Cícero. Para a audiência devem ser convidados ainda o prefeito municipal, Raimundo Macedo (PMDB), e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PROS).

Para o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), a Casa deve começar a trabalhar no sentido de ter uma pauta positiva para apresentar a população de Juazeiro. “Essa reunião (audiência), significará um grande esforço conjunto entre executivo e legislativo para melhorar Juazeiro,” disse Vieira.

O pronunciamento

Durante o pronunciamento o vereador Normando Sóracles, disse ter visitado várias escolas da zona rural, onde, segundo ele, a situação é precária. Normando exemplificou a Escola do Sítio Catolé, onde, segundo ele, a última reforma foi feita na gestão do ex-prefeito Manoel Salviano. “A escola do Catolé está caindo aos pedaços. A merendeira corta a carne em cima de uma carteira,” observou Normando.

Outro exemplo comentado pelo vereador foi a Escola do Sítio São Gonçalo. Segundo Normando, a escola está abandonada. “Os alunos estão sem fardamento e sem merenda. Os banheiros estão quebrados e as salas não têm, sequer, iluminação,” disse.

O vereador destacou ainda que a situação de abandono é geral, tanto na sede, quanto na zona rural do município. Normando questionou, ainda, o quanto se gasta com outros interesses deixando de lado a educação. “Temos que saber o que está sendo feito com o dinheiro dessa cidade. Pelo menos na educação, ele não está aparecendo. Temos que agir, pois a situação é desesperadora,” finalizou Normando.

Pedido de Comissão Processante

Durante a sessão foi dado entrada ao pedido de Comissão Processante contra o vereador Cláudio Luz (PT). O pedido, feito por Gilvan Luis, foi criticado por vários vereadores por usar palavras consideradas de baixo calão, contra a ex-secretária de educação e mãe do vereador, para justificar o pedido.

Após a leitura do pedido, o presidente Capitão Vieira autorizou a retirada da ata da sessão das palavras que denegriram a ex-secretária. O pedido foi encaminhado a Comissão de Ética da Câmara para analise e posterior apreciação em plenário.

O vereador Cláudio Luz observou que o autor do pedido está sendo incentivado pela base do prefeito que tem o interesse de calar uma voz da oposição. Cláudio ressaltou que vai se defender de todas as acusações na forma da lei. “Em Juazeiro, a ideia é punir quem não compactua com a corrupção,” avaliou Cláudio.

Projetos e requerimentos

Foi anunciada, durante a sessão dessa quinta-feira, a volta das sessões Itinerantes da Câmara. Segundo decisão do presidente, uma reunião entre os vereadores deve definir a localidade que vai receber a primeira sessão itinerante do ano de 2014.

Outro projeto aprovado pelos vereadores autoriza o município a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza), sobre as transações com cartão de crédito efetuadas em Juazeiro do Norte. O projeto deve incrementar de forma significativa a arrecadação municipal.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), requereu da empresa Contract, explicações sobre as várias denúncias de atrasos nos salários dos servidores terceirizados. No requerimento o vereador pede que os ofícios sejam enviados, também, as secretarias de educação, saúde e outras que se utilizam do contrato com a empresa.

O vereador Sargento Nivaldo (DEM), líder do prefeito, ressaltou que já havia tomado conhecimento do problema e que procurou a empresa. Segundo Nivaldo, a empresa já atualizou os pagamentos.

O vereador Cláudio Luz, requereu envio de ofício a Justiça Eleitoral pedindo a relação das doações da empresa “S. da S. Sousa”, feitas durante a campanha eleitoral aos candidatos de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário