segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Coluna Bastidores – Site Miséria – 03 de fevereiro

Darlan escolheu sessão com emoção

Se alguém, por um motivo qualquer, sonhou com uma sessão de calmaria na Câmara de Juazeiro, se enganou redondamente. O presidente interino, Darlan Lôbo (PMDB) promete uma sessão longa e cheia de surpresas. Para os mais “radicais”, podemos dizer com muita adrenalina. Além da estratégia para cansar os colegas de parlamento, com uma sessão com mais 6 horas de duração, o presidente não descarta fortes surpresas no final. Isso mesmo, se alguém imaginou a não realização da eleição acertou. Ninguém, inclusive Darlan, confirma, mas a eleição para presidente pode nem acontecer. Inusitado? Decepcionante? Use o termo que quiser, mas na Câmara de Juazeiro tudo é possível. É esperar e curtir a adrenalina!

Delação virou moda

Está se tornando rotina a prática da delação nas Câmaras do Crajubar. Depois da odisséia vivida pelo vereador Guer, que colocou em xeque a credibilidade dele e de mais nove colegas, cinco, inclusive já afastados pela justiça; agora deveremos ver o mesmo posicionamento, assumido pelo presidente da Câmara de Juazeiro Darlan Lôbo. Ele promete entregar, nessa terça-feira (04), após a sessão que definirá os rumos do comando da Casa em 2014, o maior esquema de corrupção já praticado na Câmara. Darlan disse que vai pedir, inclusive, o seu afastamento. A denúncia será feita ao Ministério Público e a Polícia Civil. Ou seja, quem tiver onde, que se segure. A lama vai feder.

Roque passando vergonha

Quem passou uma tremenda vergonha na semana passada foi o deputado estadual Sineval Roque (PROS). Durante um programa institucional da prefeitura do Crato, o deputado entrou ao vivo e tentou desmentir a informação de que o projeto de impacto ambiental da estrada de Santa Fé seria custeado pelo governo do Estado. O prefeito Ronaldo Mattos, sem titubear desmentiu a informação e esclareceu que a construção é do Governo do Estado, mas o projeto é a contrapartida do município. O valor do projeto é mais de R$ 80 mil. Roque insistiu é Ronaldo prometeu a apresentação da documentação no programa seguinte. O resultado é que o prefeito apresentou a documentação é o deputado, simplesmente, não entrou mais no ar. Ficou feio para o deputado!

E por falar em deputado...

Quem caiu em campo na defesa do prefeito do Crato, Ronaldo Mattos, foi o deputado estadual e ex-secretário das Cidades, Camilo Santana. Em entrevista a Rádio Educadora, no último sábado, o deputado disse que o prefeito tem sido vítima de perseguição por aqueles que querem a volta do atraso. Camilo reafirmou a força do prefeito que agrega em sua base e conta com a confiança de lideranças como o deputado federal José Guimarães, o governador Cid Gomes e o senador Eunício Oliveira, além, claro, dele próprio. Camilo ressaltou seu apoio e solidariedade e se dispões a encampar a defesa do prefeito, a quem qualificou que homem sério e honrado. Parece que a força tarefa entrou em campo para defender o prefeito que tem sofrido vários ataques nos últimos dias. Ronaldo demonstra força e a “briga” promete!

PROS não pressionará por Ministério

Durante a sua vinda ao Cariri, acompanhando o ministro da Integração Nacional nas visitas as obras da transposição, o governador Cid Gomes, líder do PROS no estado, disse que não vai pressionar a presidenta Dilma para que o partido assuma mais cargos na reforma que vem pela frente. É importante ressaltar que o governador conhece bem o que significa o poder e mesmo sem pressionar pelos cargos, eles devem ser bem vindos. Não vamos esquecer que uma eleição se aproxima e quanto mais força política, melhor para obter sucesso nas urnas. Então a história correta seria: não vou pedir, mas se vier será bem vindo. Cid observou que o PROS nasceu para ser base aliada e está a disposição para contribuir. Sábias palavras!

Eunício segue trabalhando

O senador Eunício Oliveira, virtual candidato ao governo do Estado, continua seu trabalho em prol da população rural do nordeste. Dessa vez, o senador citou em entrevista a rádio Senado, a necessidade de discutir questões fiscais e outros mecanismos para melhorar a convivência com a seca. Eunício pretende levar o debate para o Congresso nesse novo período legislativo. Enquanto isso, quem entrou em campo para defender a aliança PMDB, PROS e PT, foi o presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante (PMDB). Ele descartou o racha entre PMDB e PROS e disse acreditar em uma candidatura de consenso que virá na hora certa. Parece que os ânimos devem se acalmar e as conversas reiniciadas nos próximos dias. A oposição de Roberto Pessoa (PR) e Tasso Jereissati (PSDB) não gostaram nem um pouco da possibilidade.

Enquanto isso nos bastidores...

... O comentário no Crato é: onde vai parar a crise da Câmara? Enquanto Guer recuou, quem entrou em campo foi o vereador Bebeto Anastácio. Ele já teria ido a Fortaleza reafirmar o esquema delatado por Guer. O caldo vai engrossar. Salvem-se quem puder!

... E por falar em esquema do Crato, quem está calado sobre o fato e o vereador Amadeu de Freitas, oposição ao prefeito e ao restante dos vereadores que não concordam com ele. O motivo do silêncio é avaliado como medo do desfecho. O caso seria grande demais para ele.

... Na expectativa da primeira sessão ordinária da Câmara de Juazeiro, o que mais se pergunta é se Darlan vai ter coragem de dizer quanto cada vereador ganhou para votar no Capitão Vieira. A promessa já foi feita!

... Depois das entrevistas com o governador e o ministro da Integração Nacional, em um dos trechos das obras da transposição em Mauriti, jornalistas acabaram sendo barrados no encerramento da visita no canteiro central. A atitude revelou o respeito que as assessorias têm aos profissionais de imprensa. Ou seja, nenhuma consideração. Terão outras visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário