terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Juazeiro-CE: Darlan entrega mensalinho envolvendo vereadores

Motivado pelo calor da disputa para o controle da Câmara de Juazeiro do Norte e ameaçado de perder a eleição para compor a nova mesa diretora, o presidente interino da Casa, vereador Darlan Lobo (PMDB), disse que vai revelar o maior esquema de corrupção da história do município.

Em entrevista Jornal do Cariri, Darlan disse que vai formalizar denúncia com oferecimento de delação ao Ministério Público do Estado (MP-CE) pedindo o afastamento de 18 dos 21 vereadores e mais o prefeito Raimundo Macedo (PMDB). O motivo, segundo o vereador, é o recebimento de mensalão, pago aos vereadores pelo prefeito de Juazeiro, para aprovar projetos e permanecer na sua base de apoio.

Perguntado sobre a comprovação das denúncias, o vereador disse ter em seu poder uma filmagem que mostra o vereador líder do prefeito, Sargento Nivaldo (DEM), entregando o valor mensal a um dos vereadores. Segundo Darlan, apenas os vereadores Cláudio Luz (PT), Alberto da Costa (PT) e Normando Sóracles (PSL), não fazem parte da lista de pagamento. O detalhe é que Darlan promete pedir o próprio afastamento por, também, fazer parte do recebimento.

O presidente observou que o pagamento acontece desde abril. Sobre os valores, Darlan disse que só vai falar em depoimento ao MP. “Éramos a maioria oposição e de repente começamos votar a favor e arquivar as Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) abertas contra o prefeito. Na política nada é por acaso. Isso custa dinheiro e o prefeito é quem paga,” disse Darlan.

A reportagem do Jornal do Cariri entrou em contato com o prefeito Raimundo Macedo, através da sua assessoria de imprensa, que observou não ter recebido nada oficial sobre as denúncias. Para a assessoria, a denúncia está no campo da especulação e, por isso, deixará para se pronunciar quando a mesma estiver formalizada. A assessoria finalizou afirmando não querer fortalecer comentários ainda especulativos e sem fundamento.

A eleição da Câmara

As denúncias do presidente não ficam apenas nos vereadores que recebem mensalão da administração de Raimundão. Segundo Darlan, vai entregar todos os vereadores que receberam dinheiro para votar no candidato do prefeito, vereador Capitão Vieira (PTN). A maioria dos vereadores está desde sexta-feira, 31 de janeiro, recolhidos em Fortaleza para manter a posição de votar no candidato do prefeito.

Segundo Darlan, uma eleição na Câmara custa em média R$ 400 mil. “Tenho o dinheiro, mas não vou comprar. Já errei muito e agora estou fazendo a coisa certa. Quero acabar com a corrupção de reina na Câmara. E é, justamente, porque estou fazendo a coisa certa que o prefeito quer me tira de lá,” ressaltou Darlan.

Sobre a sessão que escolherá a mesa diretora, Darlan promete que ela será histórica. Segundo o presidente devem entrar na pauta da sessão a prestação de contas da sua gestão; além da leitura completa do relatório da CPI do Ar-condicionado (cerca de 150 páginas), será instalada a CPI do Shopping Juazeiro, a votação do aumento de 20% dos servidores, a apresentação do Projeto de Lei que obriga o prefeito fazer prestação de contas na Câmara e internet a cada mês e, por último, a votação para escolha dos membros da mesa diretora. A expectativa é que a sessão tenha uma duração acima de 7 horas.

Sobre as candidaturas que disputam a presidência, tanto Darlan quanto Gledson Bezerra (PTB), mantém as candidaturas contra Capitão Vieira.

(Foto: Flávio Pinto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário