sábado, 1 de outubro de 2016

Reviravolta. Gilmar Bender assume liderança em Juazeiro do Norte

A terceira pesquisa Ibope para prefeito de Juazeiro do Norte, divulgada nessa sexta-feira (30), aponta uma verdadeira reviravolta na corrida eleitoral. O candidato Gilmar Bender (PDT) assumiu a liderança com 34% das intenções de votos. Em segundo lugar está o candidato Arnon Bezerra (PTB) com 33%, seguido de Normando Sóracles com (PSDB) com 9% e Raimundo Macedo com 6%.

Outros três candidatos aparecem na pesquisa. Demontieux Cinquentinha (Psol) e Francisco Fabiano (PSB) ficaram em 3%, Flávia Soares (PRB) com 2% e Helaine Mendonça (PMB) com 1%. Brancos e nulos somam 5% e 4% não quiseram responder. Foram entrevistados 602 eleitores, entre 28 e 29 de setembro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erros é de 4% para mais ou para menos.

Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, o candidato Gilmar Bender estava com 11% e estava 15% atrás de Arnon que aparecia com 26% das intenções. Segundo atual pesquisa, os dois candidatos estão empatados tecnicamente, sem favoritismo a qualquer um dos lados.

Detalhe:

O prefeito Raimundo Macedo, apesar de aparecer com 6% das intenções de votos, já anunciou sua desistência do pleito. Internamente a avaliação é que a transferência da base política de Raimundão a Bender estaria motivando a subida vertiginosa nas pesquisas. Além da maioria da base de Raimundão, Bender recebeu recentemente o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB).

Gilmar Bender é candidato do PDT, tendo na chapa majoritária um nome do PT local. Apesar de ser do partido dos irmãos Cid e Ciro Gomes, o PDT, Bender não conta com apoio oficial nem dos Ferreira Gomes nem de Camilo Santana (PT). O Governo estaria apoiando Arnon Bezerra.

No PDT, Gilmar Bender conta com o apoio do deputado federal e presidente da sigla do Ceará, André Figueiredo. Especulações garantem que independente do resultado, Bender anuncia o rompimento com o Governo de Camilo Santana e com os irmãos Ferreira Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário