quarta-feira, 19 de outubro de 2016

TSE inicia julgamentos de recursos dos candidatos com registro negado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a analisar os recursos apresentados por candidatos a prefeitos que tiveram o registro de candidatura negado por um juiz eleitoral. Todas as análises são referentes as eleições municipais deste ano.

A legislação brasileira permite que o candidato com registro negado, mas que apresentou recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), continue a fazer a campanha até que a ação seja julgada pela instância superior. O TSE vai analisar cada um dos recursos que foram à Corte pelos tribunais regionais eleitorais.

Caso o candidato a prefeito tenha obtido maioria de votos e seu recurso seja indeferido pelos ministros, novas eleições serão realizadas no município. A regra passou a valer depois da reforma eleitoral de 2015 que trouxe a modificação para o Código Eleitoral.

Já em relação aos candidatos a vereadores, os votos serão anulados e novo cálculo será feito para definição dos números de vagas para cada coligação ou partido. Os julgamentos devem ser concluídos nas primeiras semanas do mês de dezembro, uma vez que o Calendário Eleitoral define o dia 19 de dezembro como prazo final para diplomação dos eleitos.

No Cariri, os eleitores de Barro, Missão Velha e Potengi, podem voltar às urnas para escolher seus prefeitos. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os prefeitos eleitos nestes municípios não foram proclamados por estarem com suas candidaturas sub judice.

O candidato de Barro, Marquinélio Tavares (DEM) teve seu registro cassado e recorreu TSE. Marquinélio teve contas rejeitadas e chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores. No ano passado tentou anular a sessão e realizar outra para limpar sua ficha, mas não deu certo.

O processo da candidata de Potengi, Alizandra Gomes, permanece na 68ª Zona Eleitoral e, ainda, não foi apreciado pelo TRE. Já o candidato de Missão Velha, Diego Feitosa, teve o registro deferido pelo TRE, mas foi cassado em Ação de Investigação Judicial Eleitoral pelo juiz da 16ª Zona Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário