quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Divisão no PT causa racha na oposição em Milagres


A disputa interna do Partido dos Trabalhadores da cidade de Milagres está causando um verdadeiro racha na oposição local. O ex-secretário de finanças de Juazeiro do Norte e militante do PT em Milagres, Cícero Alves de Figueiredo (Figueiredo), até o início do mês passado era o pré-candidato do partido a prefeitura, mas, acabou cedendo lugar a pretensão do médico Jorge Genuíno. Ele teria lançado sua pré-candidatura, conquistando uma maioria simples na executiva, mas a revelia da maioria dos filiados. Mas, seu nome teria ganhado mais força depois de conquistar o apoio do PSB, que tem a frente o também pré-candidato Esdras Sampaio.

INCLUSIVE, o apoio do PSB a Jorge Genuíno veio após uma reunião entre os partidos (PSB e PT), quando Esdras disse que o nome de Genuíno poderia levar a esquerda à vitória.

O problema é Figueiredo, pré-candidato a mais tempo, vinha articulando uma ampla frente que já contava com PT, PCdoB, PTB, PP e PDT. E, segundo informações, essa base não apoiaria o nome de Jorge Genuíno. Tanto é verdade que logo após o anuncio do novo nome que representaria o PT, o PCdoB lançou o, também, médico Jânio Meira como pré-candidato.

Segundo essas mesmas informações, se o nome for mesmo o do médico Jorge Genuíno, a esquerda deve partir com duas ou, até, três candidaturas, o que, inviabiliza qualquer possibilidade de vitória.

Além do apoio da maioria dos partidos da base aliada, a nova candidatura do PT em Milagres deve perder também o apoio do chamado Campo Democrático, grupo interno do PT, ao qual pertencem, entre outras lideranças, os prefeitos Manoel Santana, Juazeiro, José Leite, Barbalha, Isaac Júnior, Mauriti; e mais, o deputado José Guimarães e o secretário das Cidades, Camilo Santana.

Analisando o quadro atual, acredito que a candidatura Jorge Genuíno terá dificuldade de sustentação, não pela pressão do grupo que Figueiredo representa, mas pela possibilidade dela implodir toda uma construção que já estava sendo feita e, diga-se de passagem, com grande êxito.

Todos os partidos envolvidos na polêmica prometem sentar em janeiro para decidir quem será o candidato. Agora é esperar para ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário