domingo, 11 de dezembro de 2011

Vereador do Crato é cassado por compra de voto


O vereador Jales Veloso (PP) teve seu mandato cassado no último dia 6, por compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008. O Juiz Cid Marconi Gurgel de Souza se baseou na Ação do Ministério Público Eleitoral.

A decisão ainda cabe recurso, o que não impediu que o médico psiquiatra Maurício Almeida Filho (Dr. Mauricinho) tomasse posse como vereador no lugar de Jales, na Câmara Municipal do Crato.

Jales é o terceiro vereador do Crato que teve o mandato cassado este ano pela Justiça com a mesma fundamentação. Joana Maria Pedrosa (PSB) e Luiz Carlos Oliveira Cavalcante (PSC) continuam desempenhando seus mandatos por força de liminar enquanto aguardam decisão final do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Ceará.

O PRIMEIRO ponto a ser analisado é o enfraquecimento do grupo do prefeito Samuel Araripe, já que, Dr. Mauricinho vem fazendo forte oposição ao prefeito, enquanto que Jales votava com Samuel.

Os outros dois pontos são: um positivo, onde vemos o Ministério Público realmente atuando na busca da moralidade; e o outro é um negativo, onde, infelizmente, ainda vemos um grande número de políticos recorrendo a prática da compra de votos para se elegerem.

Nossos representantes políticos devem ser escolhidos pelo debate e apresentação de propostas, não pelo poder financeiro. Quando elegemos políticos corruptos, como esses, quem perde é a sociedade. Mesmo praticando o ilícito os vereadores já estão cumprindo dois terços do mandato, o que pré-supõe que o crime compensa. Então cabe a todos nós, ter como principio não votar em quem se envolve com corrupção. Ou seja, a verdadeira justiça deverá vir das urnas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário