segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Salviano anuncia pré-candidatura e dá novos contornos a sucessão de Juazeiro


O deputado federal Manoel Salviano (PSD), anunciou no final de semana que é pré-candidato a prefeitura de Juazeiro do Norte. O anuncio vai de encontro ao que vinha sendo articulado para que ele compusesse com a base aliada que defende a reeleição do prefeito Manoel Santana (PT).

PARECE que a pressão da cúpula petista sobre Manoel Salviano não surtiu efeito. Mas, na política nunca devemos dizer que tudo está perdido. Na verdade, o jogo está apenas começando. O certo é que com o anuncio de Salviano, a corrida pela sucessão municipal de Juazeiro toma novos contornos.

Quanto as analises desse quadro, vejamos: na política, quando se quer fortalecer um grupo é interessante primeiro fortalecer suas lideranças. E num período pré-eleitoral o que fortalece é a perspectiva de voto. É a tática do dividir agora para somar lá na frente. A pré-candidatura de Manoel Salviano fecha a estratégia de mais um grupo que deve disputar com possibilidades a prefeitura.

Salviano disse, dias atrás, que só seria candidato com apoio e que não partiria contra tudo e contra todos. Ou seja, ele deve ser realmente a cabeça do grupo, composto por PSD, PSDB e, ainda, pelo PTB de Arnon Bezerra e Vásques Landim, que ainda tem a missão de convencer o seu PR.

Mas, com esses, de certa forma, nós já contávamos. A questão agora é quais outros apoios Salviano teria conseguido que incentivaram o anuncio. Seria o PDT de Alcymar Monteiro, o PSL de José de Amélia Júnior e Raimundinho, PSB de Roberto Celestino ou o previsível DEM do Sargento Nivaldo?

De volta do Congresso Nacional do PSB, o ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, disse que continua investindo numa candidatura própria do PSB em Juazeiro, o que deixaria mais longe a possibilidade desse apoio vir do partido do governador. Ou seja, Celestino continua seu vôo solo e mantém sua pré-candidatura.

Especulações a parte, o que fica de concreto é que Salviano entra para brigar de igual para igual com Santana e Raimundão. Ou seja, a disputa começa a se desenhar pra lá de acirrada. É esperar para ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário