segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Militantes fazem protestos no canal do rio Grangeiro e fortalecem Samuel


A organização Não Governamental Crato Verde, entidade ligada ao Partido Verde (PV), promoveu no último sábado um protesto contra o atraso nas obras de reconstrução do canal do rio Grangeiro, no Crato. Em ato simbólico, os militantes abraçaram o canal, enquanto se manifestavam.

O canal foi parcialmente destruído pelas fortes chuvas que caíram na cidade em janeiro deste ano. Sobre a paralisação das obras que já dura cerca de 30 dias, o Departamento de Estradas e Rodagem do Ceará (DER), disse que amanhã, dia 20, o processo de licitação será iniciado. A nova empresa realizará a segunda etapa da obra.

NA VERDADE, os protestos tiveram dois objetivos. Não podemos negar que a causa é justa e merece ser destacada para que se evite o que aconteceu em janeiro. Mas, é importante dizer também que, segundo geógrafos da região, parte da culpa pelo que aconteceu foi a grande impermeabilização asfaltica implementada nos bairros mais altos da cidade. Sem ter como penetrar no solo a água deslizou sobre o asfalto e se acumulou no canal que não aguentou e transbordou.

Outra análise é que não se pode deixar de identificar o protesto como um ato político direcionado. A ONG que promoveu o evento é ligada ao PV de Cícero França, secretário de Saúde do Crato, e do ex-candidato a deputado estadual Valberto. Ambos ligados politicamente ao prefeito Samuel Araripe.

Há muito tempo é notória a briga do prefeito Samuel com o Governo do Estado que resolveu fazer a obra não deixando, inclusive, que o município tivesse qualquer participação. E, claro, esta foi uma ótima oportunidade do prefeito ir a fora.

O curioso é que o prefeito contou com o apoio, inclusive, de militantes do PT no manifesto. E o PT, como se sabe, é oposição a Samuel e pertence a base do governado Cid Gomes. Das duas uma, ou a militância petista está se rendendo a Samuel ou não tem nenhum poder análise política e se deixou levar pelo apelo, vale salientar, inteligente proposto por Samuel Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário