quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Luizianne Lins declara sua preferência para sucessão


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), declarou durante participação no programa Debates do Povo, da rádio O POVO/CBN, que o secretário de Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho (PT), é mesmo o seu predileto entre os petistas cogitados para sua sucessão. Luizianne afirmou que com a indicação de Catanho ela se sentirá completamente representada.

Outro petista pré-candidato e presidente da Câmara, vereador Acrisio Sena, disse ao Jornal Alerta Geral que nos próximos dias Luizianne Lins e Cid Gomes estarão reunidos para decidir a indicação do candidato que concorrerá a prefeitura da capital.

O QUE EU imagino é como será está conversa. Luizianne conseguiu desarticular totalmente o candidato do governador, secretário das Cidades Camilo Santana, e pretende colocar um membro histórico da sua corrente política. A ideia é tencionar uma vaga para a disputa ao governo ou ao Senado; ou seja, esse embate está apenas começando. Claro que para indicação ao governo, a coisa não é tão simples para a prefeita, já que, Cid tem a preferência. Mas, ela pode fazer grande estrago na disputa ao Senado. Não podemos esquecer será apenas uma vaga e Cid quer a indicação.

Mas, o que Cid pretende hoje é que a prefeita indique um nome mais ao centro no PT. Ele entende que o Acrisio Sena ou o deputado federal Artur Bruno podem ser esse nome. O que parece é que Luizianne já vai decidida e a reunião não passará de um mero comunicado.

O problema é que essa inflexibilidade de Luizianne pode custar caro para ela mais tarde. Em 2014, ela estará fora da prefeitura e não terá a mesma força. Para se ter uma ideia da dificuldade da disputa em 2014, dentro do PT já existe o nome do deputado Guimarães, que hoje tem o controle estadual do partido, e que desponta para a indicação ao governo, além do senador Eunicio Oliveira, presidente regional do PMDB que também disputa a indicação. Ao Senado estão no páreo o governador Cid Gomes e, também, o já senador, Inácio Arruda (PCdoB) caso perca a disputa municipal.

Ou seja, o mais coerente para Luizianne é barganhar a prioridade do grupo para um mandato de deputada federal, pois em 2014 o mar não vai estar para peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário