sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prefeito de Santana do Cariri é cassado e reempossado em menos de 24 horas


O prefeito de Santana do Cariri Jesus Garcia (PSDB) e seu vice, Beto Garcia (PSDB), foram cassados pela Câmara Municipal ontem, 15, por volta das 12 horas. Mas hoje, 16, nas primeiras horas da manhã uma liminar recolocou ambos de volta ao comando do município.

Jesus Garcia foi acusado de improbidade administrativa e de ter se afastado do cargo para beneficiar o vice que, por acaso, é seu filho. Segundo a conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), teria sido autorizado um afastamento de 10 dias, mas o prefeito ficou fora do cargo por meses.

ALGUMAS observações merecem destaque nesse caso. Apesar da independência entre os poderes legislativo e judiciário, o judiciário é sempre quem decide. O máximo que a câmara pode fazer nesses casos é um desgaste político. Mas a decisão definitiva é do Supremo.

Outro fato, lamentável, diga-se de passagem, é a tentativa de perpetuação no poder por alguns políticos. Uma chapa formada com pai e filho, como prefeito e vice, chega a ser uma afronta ao processo político brasileiro. É uma pena que a população, na maioria das pequenas cidades, ainda se rendam a políticos como esse.

Ou seja, quanto menor a cidade, maior o estado de escravidão política da população. A justiça precisa ser mais atuante para coibir casos como o de Santana do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário