quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Acácio Leite lidera com 53,2% em Caririaçú


Segundo pesquisa realizada pela Exacta Instituto de Pesquisa e Consultoria, a campanha eleitoral em Caririaçú é liderada pelo candidato do prefeito Edmilson Leite, Acácio Leite (PSB), com 53,2% das intenções de votos. Em segundo vem o candidato do PMDB, João Marcos com 43,7 das intenções. O outro candidato, Zé de Bia (PV), não alcançou 1% das citações.

Entre os indecisos e os que não souberam opinar, a pesquisa aponta 1,9%. Brancos e nulos somam 1% dos entrevistados. A pesquisa ouviu ainda os eleitores sobre o nível de rejeição aos candidatos. João Marcos obteve 24,3%, enquanto Acácio Leite teve 23,8%. Zé de Bia teve 18,4% citações. Indecisos e não souberam opinar somaram 17,5%; nulos e brancos alcançou 16%.

A Exacta ouviu 412 pessoas, tendo como metodologia a amostra representativa do eleitorado do município, selecionados nos bairros, ruas e/ou avenidas e domicílios. Os questionários foram aplicados no dia 13 de agosto e a margem de erros é de 4 pontos percentuais.

A pesquisa foi contratada pela Tecserviçe Tecnologia e Serviços e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia 16 de agosto, com o número de protocolo 00015/2012.

Pontapé inicial

É impressionante que, quanto menor o município, mas acirrada a disputa eleitoral. Em municípios como Caririaçú a disputa costuma acontecer entre dois grupos ligados por laços de família e/ou afinidade. E o grande exemplo disso é o baixo índice de indecisos, brancos e nulos. Eles só chagam a 2,9% dos entrevistados.

Agora, o que chama atenção é disputa acirrada pela rejeição. Ou a ausência dela. Vejamos que nesse quesito a diferença entre os candidatos é de apenas 0,5% ou meio ponto percentual. Já entre os que estão indecisos ou não souberam opinar o número chega a 17,5%. Ou seja, a disputa não está nas intenções de votos; ela está na rejeição aos candidatos.

Entre os dois candidatos que polarizam a disputa, a diferença é de 9,5 pontos percentuais. Mas, caso a rejeição de algum deles comece a subir o quadro na intenção pode mudar. O que se percebe é que 48,1% do eleitorado estão envolvidos com um dos grupos e assumem isso em forma de rejeição. Ou seja, esses 17,5% mais os 16% de brancos e nulos pertencem a um grupo neutro e podem fazer a diferença para qualquer dos candidatos.

O fator inusitado deixa a política de campanha de Caririaçú cheia de possibilidades. Mas, certo mesmo é que a disputa está intensa e muita coisa ainda deve acontecer nessa segunda metade da campanha. Boa sorte aos dois e muito juízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário