quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Candidatos a prefeito de Juazeiro apresentam propostas nas atividades de campanha


Os três candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), Raimundo Macedo (PMDB) e Demontieux Fernandes (PSOL), estão pautando suas campanhas na apresentação de propostas para cidade. Isso tem acontecido ao final de caminhadas, comícios e no corpo a corpo com eleitores.

Na tarde de ontem, o candidato do PSOL, fez atividade política na estação Fátima, no Bairro Vila Fátima, e destacou para nossa reportagem que está fazendo um levantamento dos problemas de cada bairro e localidade do município para então formular propostas. Na Vila Fátima, Demontieux destacou a necessidade de médico em tempo integral no posto de saúde e o melhoramento do saneamento básico.

O candidato do PMDB esteve, na noite de ontem, na Praça Alameda, Bairro Novo Juazeiro e destacou as obras feitas no bairro durante sua gestão e os novos projetos para o local. Raimundo Macedo falou ainda que em primeiro lugar deve estar o cidadão. Ele disse que as obras de cimento são muito bem vindas, mas é preciso o cidadão estar bem, sendo tratado com carinho e zelo.

Ainda na noite de ontem, o candidato do PT fez comício no Romeirão e falou dos benefícios que o bairro recebeu durante sua gestão. Manoel Santana falou da demanda que ainda existe no atendimento a saúde e da construção de mais quatro creches que devem ser concretizadas até o final do ano. Ele destacou ainda que é necessário melhorar a estrutura das escolas e a remuneração dos professores.

Os candidatos estão com agendas cheias e reúnem juntos, em média, por dia, cerca de quatro mil eleitores que ouvem e avaliam essas propostas.

A qualidade do debate

Na verdade, é animador ver que o foco dos candidatos tem sido a apresentação de propostas. É claro, que houve criticas aos adversários. Seria muita pretensão nossa imaginar que veríamos cem por cento dos discursos pautados na apresentação de propostas. Mas, o que anima é que o foco é a apresentação das propostas. Se colocarmos em tempo, elas ocupam mais de 80% do tempo de discurso dos candidatos. E aqui, fica nossos parabéns aos três.

Durante o acompanhamento dos eventos, percebi que um ponto sempre destacado por todos os candidatos é a melhoria da saúde. Para Demontieux Fernandes é importante fortalecer a saúde básica; aquela dos postos de saúde. Raimundo Macedo disse da necessidade de descentralizar a saúde com a ida das UPAs para as periferias. E Manoel Santana falou dos seis Centros de Saúde em construção para se juntar aos sete já concluídos, além da necessidade de um Centro de Reabilitação, duas Academias da Saúde e a humanização do atendimento.

Isso se significa que os candidatos estão antenados com os maiores problemas por que passa o município. Tive acesso a uma pesquisa qualitativa, onde foi apontada, pela população, a saúde principal ponto de preocupação. Parece que todos tiveram acesso a mesma pesquisa. Agora é importante destacar que a saúde sai na frente, por ser, onde a população mais sente a ausência do poder publico e, geralmente, num momento de dor.

Na realidade, a dor é o que direciona nossa principal preocupação. Mas, não podemos deixar de debater pontos como educação, exaustivamente; mobilidade urbana; geração de emprego e renda; entre outros. Mas, num computo geral, é animador a qualidade do debate público colocado até agora pelos candidatos de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário