segunda-feira, 13 de agosto de 2012

IBOPE: Moroni mantém liderança na capital


Nova pesquisa Ibope, divulgada hoje, segunda-feira (13) pelo Diário do Nordeste, mostra a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgan, na corrida pela Prefeitura de Fortaleza. Moroni aparece com 31% das intenções de votos. O segundo colocado é o candidato do PCdoB, Inácio Arruda, com 13%, empatado tecnicamente com Heitor Férrer, do PDT, que tem 12%. Em seguida aparecem Renato Roseno (PSOL) e Roberto Cláudio (PSB), com 8% das intenções de votos.

A pesquisa mostra ainda, outro empate entre Marcos Cals (PSDB) e Elmano Freitas (PT) com 6%. Gonzaga, do PSTU, recebeu citação de 1% dos entrevistados, enquanto André Ramos (PPL) e Valdeci Cunha (PRTB) não alcançaram 1%. A pesquisa, contratada pelo TV Verdes Mares, ouviu 602 eleitores entre os dias 9 e 11 de agosto e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Sem alterações

Na verdade, o quadro na capital não se alterou muito. Na pesquisa anterior Moroni tinha 32% e agora 31%, ou seja, dentro da margem de erro. Em todo esse quadro apenas os números de Inácio Arruda e Heitor Férrer, chamam a atenção. Inácio tinha 15% e agora aparece com 13%; enquanto Heitor tinha 11% e agora aparece com 12%. O que não chega a assustar, porque mesmo com as ondulações de um para baixo e outro para cima, tudo continua dentro da margem de erro.

É claro, que para a militância não é bem assim. Um candidato subindo e outro descendo, mesmo dentro da margem de erro, essa flexibilização será sempre recebido com apreensão pelo que desce e com otimismo pelo que sobe.

Agora essa estagnação de Moroni e Inácio, pode ser entendida pelos índices de rejeição. Moroni tem a rejeição de 33% dos eleitores e Inácio tem de 24%. São as duas maiores rejeições. Mas, preocupante é Elmano Freitas que vem em seguida com 20% de rejeição. O detalhe é que nas intenções Elmano não consegue passar dos 6%.

Outro que está sem perspectivas é o candidato do PSDB, Marcos Cals. Ele tem 6% das intenções e 13% de rejeição; apesar de ser menor que a de Elmano com quem divide as intenções de 6%. Mas, quem aparece, realmente muito bem é o candidato do PDT, Heitor Férrer. Ele tem 12% das intenções e tem a menor rejeição entre todos os candidatos, com apenas 8%. Renato Roseno, ainda tem boas possibilidades com apenas 10% de rejeição, mas nas intenções houve uma baixa de 10% para 8%, o que, mesmo dentro da margem de erro é preocupante pela falta de volume da campanha nas ruas.

Certo mesmo desse quadro na capital é que as definições devem se concretizar no segundo momento da campanha com a propaganda eleitoral gratuita. E, vale salientar, é esperança para alguns e desespero para outros. Impossível não gerar expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário