sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Prefeito de Araripe ainda na incerteza da candidatura a reeleição


O prefeito do município de Araripe, José Humberto Germano Correia (PSD), ainda espera o deferimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da sua candidatura a reeleição no município. A situação tem causado grande apreensão entre os aliados, já que, o pedido de registro pode, inclusive ser indeferido. O processo está nas mãos do juiz da 68ª Zona Eleitoral, José Acelino Jacome Carvalho.

Segundo pessoas ligadas ao município a situação de tensão se agravou após o deferimento da candidatura do candidato da coligação “Araripe Para Todos”, composta por PT, PDT, PTB, PR, DEM e PSDC, o petista Giovane Guedes.

Germano Correia é candidato a reeleição pela coligação “Pra Fazer Ainda Mais”, composta por PSD, PP, PMDB, PTN, PSB e PCdoB. O TSE não indica prazos para finalizar o julgamento.

Tensão especulativa

Na verdade, o que está acontecendo é uma tensão especulativa pelo fato do candidato da oposição já estar com o pedido de candidatura aprovado pela justiça eleitoral. O problema é que isso já começa a ganhar corpo dentro da campanha do Dr. Germano. Está passando o tempo é nada do deferimento do registro. Ou seja, a oposição faz sua parte ao tencionar para o desgaste e a situação faz a sua defendendo e aguardando o resultado positivo para finalizar o debate. Até ai tudo natural.

Mas, especulações a parte, a campanha que se desenhava, a principio, tranquila da o prefeito Germano, agora parece motivo de preocupação. A campanha de Giovane Guedes ganhou corpo nos últimos dias e, segundo informações locais, ganha adeptos a cada dia que passa.

Giovane é o atual vice-prefeito e rompeu com o prefeito Germano, ainda no primeiro ano de governo. Trocou de partido e agora enfrenta o ex-aliado numa campanha ao que tudo indica difícil e bem disputada.

Esse tipo de situação é mais natural do que se imagina. No Brasil, o cargo de vice-prefeito tem, na maioria das administrações, papel decorativo. E quando o titular não dá oportunidades, o vice pode passar os quatro anos no total isolamento. E aí, aqueles que gostam da atuação política, acabam rompendo e se declarando independentes. Essas composições têm, geralmente, o objetivo claro de abafar uma liderança em crescimento. É aquela história: uma liderança começa a se destacar, então é chamada para ser vice, então é abafado seu crescimento. Às vezes essa estratégia não funciona.

Mas, certo mesmo do caso de Araripe é que Giovane Guedes rompeu, é o candidato da oposição e já tem seu registro liberado enquanto que Germano ainda enfrenta o desgaste pela demora no deferimento do seu registro de candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário