quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caririaçú-CE: Vereadores oficializam ameaça a primeira-dama

O vereador José  Eraldo Gonçalo Dias (Eraldo da Miragem), subscrito pela vereadora Cristina Onasses Viana Araújo, enviou ofício a primeira-dama do município e secretária de Ação Social, Maria Zélia Feitosa, onde relata fatos e questiona o comportamento da secretária.

No ofício o vereador fala da existência de casos de insultos e agressões por parte da secretária que, segundo ele, seriam premeditadas com intuito de ser agredida para se passar por vítima e “promover uma caminhada pela paz”.

O vereador finaliza lembrando a ida da secretária a casa da sua mãe e que, caso o fato se repita, a secretária “terá o que a tempo está querendo, pêa.” O ofício, assinado pelo vereador, foi enviado no dia 13 de agosto e recebido no dia 27 de agosto pela primeira-dama.

Difícil de reagir

Quando achamos que já  vimos de tudo, eis que a campanha política nos surpreende novamente. Esse fato, realmente, é de estarrecer. Oficializar uma ameaça e com papel timbrado da Câmara é, realmente, inimaginável. Chego a ficar sem reação.

Ultrapassamos o limite do aceitável; do imponderável. Isso, realmente, abala a nossa crença num futuro de políticos sérios e comprometidos com as causas populares. O espaço da campanha é para debater com a comunidade projetos e ações que venham a beneficiá-la mais tarde.

Mas, a nossa realidade ainda é outra. Os três meses de campanha ao invés de ser um fórum de debates, acaba se transformando num amontoado de propaganda enganosa, que jamais serão cumpridas, e um processo que mais parece, para parafrasear um adágio popular: um “samba do crioulo doido.”  Nele as pessoas perdem a noção do ponderável; do respeito ao próximo e da dignidade humana. O poder acaba falando mais alto.

Eleição é uma disputa. Mas, também, é bom lembrar que não vale a vida. É  preciso ter equilíbrio e controle próprio. Aceitar insultos, sem rebatê-los é o primeiro passo para uma campanha sem violência. Afinal, o processo eleitoral deve ser um espaço saudável de disputas de boas ideias, não um ring de luta.

Esse caso de Caririaçu  é digno de intervenção policial. Ficamos apenas na torcida que seja o último e que a campanha em Caririaçu transcorra na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário