quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Enquete revela o que pensa os internautas sobre o voto obrigatório


Enquete do site Miséria, realizada entre os dias 18 e 21, revelou que maioria dos internautas são a favor do fim da obrigatoriedade do voto. Para 81,33% dos internautas, que responderam a enquete, voto obrigatório deveria acabar.

Participaram da enquete 225 internautas, entre os quais 155 foram homens e 70 foram mulheres. Entre os que aprovam o fim da obrigatoriedade, 128 ou 69,67% são homens; e 55 ou 30,05% são mulheres. Entre os que disseram ser a favor do voto obrigatório 27 ou 64,29% foram homens; e 15 ou 35,71% foram mulheres.

A enquete aceitou apenas um voto por computador, o que diminui a possibilidade do mesmo internauta votar por mais de uma vez.

A cota do voto

Na verdade, temos que analisar esses resultados por dois ângulos. O primeiro é o grande desgaste enfrentado pela classe política no Brasil. Ora, quando o eleitor vota, acredita nas propostas, mas não vê o resultado do voto na prática. Então, naturalmente, ele perde a crença no sistema. E quando não se acredita, automaticamente, não há interesse. E isso pode justificar parte desse resultado.

Mas, em segundo lugar, não podemos esquecer a falta de entendimento da maioria das pessoas sobre a importância do processo eleitoral. Infelizmente, o eleitor vê o voto como obrigação. E isso é uma leitura errada. O voto deve ser encarado como uma conquista, não como, algo que traga o sentimento da obrigatoriedade.

Não podemos achar que as coisas estão perdidas, motivadas pelos constantes escândalos. Somos uma democracia nova; ainda estamos nos adaptando a ela. Tudo isso que está acontecendo faz parte de um processo de crescimento; de amadurecimento da consciência política da sociedade. É importante que conheçamos o errado para ter parâmetros para reconhecer o certo.

Agora, certo mesmo, é que o governo e as entidades representativas, precisam fazer mais campanhas de conscientização. Isso é importante para acelerar o processo democrático do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário