sexta-feira, 15 de junho de 2012

Arnon Bezerra anuncia apoio do PTB ao PSB na capital e no interior do estado

Depois de anunciar o apoio à pré-candidatura do PSB em Fortaleza, o deputado federal Arnon Bezerra, presidente regional do PTB, disse a coluna do jornalista Fernando Maia, Jornal O Estado, que a aliança firmada com o PSB, do governador Cid, não se limita a Fortaleza. Segundo a coluna, ela já existe em quase todo o Estado.

Para a nossa reportagem, o deputado Arnon preferiu não enumerar as cidades onde já acontecem os apoios, já que, segundo ele, são muitas e de nada influenciarão no Cariri. Sobre o triangulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), Arnon disse que não haverá verticalização das decisões e as conversas com atenção as situações locais devem ser mantidas.

Na cidade de Juazeiro, o PSB tem a frente o vice-prefeito e pré-candidato José Roberto Celestino. O vice-prefeito e comandante do partido do governador é cunhado do deputado Arnon Bezerra, o que poderia facilitar o diálogo entre os partidos. Apesar de ambos ainda serem pré-candidatos e Arnon admitir estar adiantado na conversa com Raimundo Macedo (PMDB).

No Crato a tendência é o apoio ao candidato do prefeito Samuel Araripe (PSDB). Mas, segundo Arnon, a decisão definitiva deve vir ainda esta semana, sendo homologada na convenção do partido dia 23 próximo.

Em Barbalha, mesmo com a colocação de um novo quadro com a possível saída do PMDB da base do prefeito Zé Leite (PT), o PTB deve marchar com o petista e manter a aliança.

O lado mais forte

O deputado Arnon explica que as decisões, pelo apoio ao PSB, no restante dos municípios acontecem independe da decisão de Fortaleza. Mas, na verdade, no triangulo Crajubar, essa aliança ainda não está acontecendo de forma protagonista, ou com um dos partidos a frente do processo. Onde estão juntos é apenas como coadjuvantes, é o caso de Barbalha. No Juazeiro, existe a possibilidade, até pelo vinculo familiar e afetivo, mas nada está definido e no Crato é quase impossível.

Quanto ao apoio do deputado ao partido do governador Cid na capital, não era difícil de prever. Arnon nunca teve grande aproximação com a administração de Luizianne e ainda não tinha fechado questão no processo de discussão. Com o rompimento, foi fácil decidir. Ele sempre foi aliado do governo Cid e ao que se sabe é amigo do governador.

Arnon sempre foi um deputado governista, independente de quem esteja no poder. E isso, não quer dizer que seja ruim. Arnon fez carreira em Brasília e tem, hoje, um colégio eleitoral muito amplo no estado e, aí, precisa estar muito articulado junto aos governos para garantir recursos para suas bases. Senão vejamos: esteve com Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique, Lula e Dilma. No estado esteve com Tasso, Ciro, Tasso, Lúcio e Cid.

No caso de Fortaleza, fica claro que o apoio não é ao candidato do PSB, até, porque ele ainda nem foi conhecido. O apoio é ao governador Cid Gomes.

Um comentário:

  1. É meu caro Madson, afinal, esse Arnon Bezerra é o tipo do político que na nossa linguagem cearancês "é fuleragem"... o cara só que tá em cima. Nota zero pra ele.

    ResponderExcluir