sexta-feira, 22 de junho de 2012

Roberto Cláudio é o candidato do PSB em Fortaleza


Cerca de onze partidos que compõe a base aliada do governo Cid Gomes, escolheram, ontem (21), em reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio, como o pré-candidato do PSB à Prefeitura de Fortaleza. O vice deverá vir do PMDB e será anunciado até amanhã, sábado (23). O senador Eunício Oliveira, quer discutir com o partido, segundo ele, o melhor nome.

Segundo matéria do jornal O Estado, o governador Cid Gomes, presidente estadual do PSB, disse que todos os partidos tiveram direito a votar em um dos três postulantes ao cargo. O vereador Salmito Filho e o ex-secretário Especial para a Copa, Ferrúcio Feitosa, também, disputaram a indicação.

O jornal destaca ainda, a afirmação do pré-candidato, onde fala que seu projeto de governo será construído a muitas mãos. “Vamos busca ouvir os mais distintos segmentos de Fortaleza, tais como universidade, movimentos populares, setores produtivos, para resolver os graves problemas da cidade”, disse.

Roberto Cláudio elencou, ao O Estado, três grandes problemas na cidade que terão prioridade em sua gestão. A Saúde pública, a Educação e a questão do trânsito. Por fim o socialista falou ainda, que conduzirá uma campanha limpa, baseado em propostas que não serão contra ninguém, mas a favor de Fortaleza.

Apoio total

Logo após a decisão, o senador Eunício Oliveira classificou Roberto Cláudio como uma figura extraordinária, que tem se destacado na vida pública. Disse ainda, não ter dúvidas de que ele liderará um novo projeto para Fortaleza que se espera desde 2006.

Já o governador Cid Gomes, falou pouco, mas tem trabalhado muito nos bastidores para eleger Roberto Cláudio prefeito de Fortaleza. Tanto que, se conseguir trazer Moroni e Inácio, muitos analistas da capital acreditam que Roberto Cláudio pode ser eleito ainda no primeiro turno. Cid não quer só ganhar, ele quer humilhar o PT de Luizianne Lins.

Agora a ausência mais notada na reunião foi a PP. O partido é da base aliada, mas ainda conversa com o PCdoB de Inácio Arruda. A decisão do PP interferirá diretamente na vinda ou não dos comunistas para o apoio a Roberto Cláudio. Mas, a vinda do PP deve ser apenas uma questão de tempo. O governador Cid Gomes conversou, ontem, no Palácio Iracema, com representantes do PP. A liderança do Partido Progressista ficou de finalizar as conversas com o PCdoB para anunciar o apoio ao candidato do governador.

A eleição de Fortaleza acabou virando uma questão pessoal para Cid Gomes. O desgaste com Luizianne teria causado feridas profundas e, muitos, já acreditam que a aliança no segundo turno já é impossível.

Agora é importante, apenas, que o governador não vá com muita sede ao pote para cometer o mesmo erro que o próprio PT cometeu na primeira eleição de Luizianne, quando a renegou para apoiar Inácio. Ela foi aclamada a “coitada” do ano e, com a virada popular, derrubou a tudo e a todos, inclusive Lula que subiu no palanque do PCdoB.

Luizianne sabe jogar com essas armas e terá um bom tempo de TV para montar a sua estratégia. E, acredite, essa será uma batalha de Davi contra Golias, mas se ela conseguir vencer será a maior humilhação dos últimos cem anos na política cearense. O cenário está montado. Agora é só esperar pelo desfecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário