quarta-feira, 6 de junho de 2012

Repercute dúvida sobre candidatura de Roque no Crato

A notícia de que a candidatura do deputado estadual Sineval Roque (PSB) a prefeito do Crato, estaria causando divisão de opiniões na cúpula do PSB estadual, continua repercutindo.

Segundo informações, deve ser entregue hoje ao governador Cid Gomes pesquisa de opinião sobre a situação dos pré-candidatos nas cidades do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha). Para alguns analistas, a pesquisa define a real situação de Roque no Crato.

Nas ruas o histórico político de Roque é colocado como justificativa para o mau desempenho nas consultas populares. Sineval Roque ingressou no cenário político cratense por intermédio do ex-prefeito Moacir Siqueira e após 16 anos, teve mais de 40 mil votos e, segundo comentários populares, poucos projetos de importância para a cidade.

Aliados de Roque defendem que a repercussão será bem digerida, já que, o deputado Sineval Roque é um homem que prima pela liberdade de imprensa e aceita com tranquilidade as criticas e sugestões. Eles não têm dúvidas de Roque será o nome do PSB no Crato.

A coluna do jornalista Donizete Arruda, Jornal do Cariri, também, repercutiu o assunto. Veja a nota:

Cid Gomes está preocupado com a candidatura do deputado Sineval Roque no Crato. Não compreende as razões dela não crescer na velocidade necessária ao projeto de poder do PSB no Cariri. Na semana passada, durante inaugurações no município de Parambu, Cid fez uma radiografia sobre os cenários eleitorais em todo o Estado.

...

Na cúpula estadual do PSB, houve até quem sugerisse a troca de Sineval por André Barreto, hipótese rechaçada pel o ex-ministro Ciro Gomes. Para Ciro, Sineval é o candidato do PSB para ganhar e para perder.

Fora de compasso

Na verdade, o deputado Sineval Roque tem mesmo é que trabalhar dobrado daqui para frente. Primeiro tem que conquistar a confiança do partido para encerrar o embate interno e garantir sua indicação. E, segundo, e aí, mais complicado, conquistar a população de que é o nome para resolver os problemas que se arrastam há décadas no Crato. O tempo está escasso, mas Roque conhece bem os atalhos.

A situação da rejeição de Roque no Crato, não é de hoje. E Roque é conhecedor da situação e acredita que durante a campanha conseguirá reverter o quadro negativo. Roque enfrenta o pré-conceito de ter vindo de Antonina do Norte e ter feito uma gestão na cidade sem grandes resultados.

O bairrismo exacerbado do Crato é o grande desafio a ser vencido pelo deputado. No enfrentamento desse embate, somam com Roque o ex-governador Ciro Gomes e o presidente da Assembleia Roberto Claudio. Já o governador Cid Gomes, mesmo considerando a situação como difícil deverá acatar a decisão do deputado em ser candidato.

Se analisarmos as últimas eleições para o parlamento estadual, Roque teve quase a mesma quantidade de votos que Valberto Esmeraldo, candidato com uma estrutura de campanha e apoios infinitamente menor, mas com desempenho eleitoral igualitário. O apelo ao voto ao “filho da terra” ainda é muito forte.

Agora, certo mesmo, é que Roque tem que torcer para que a pesquisa de hoje traga melhores números a seu respeito, ou então, a divisão de opinião entre os irmãos Cid e Ciro continuará sem uma conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário