segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ex-secretário da administração Raimundo Macedo é condenado por propaganda eleitoral antecipada

O ex-secretário do Meio Ambiente da administração Raimundo Macedo, Francisco da Silva Lima, foi condenado pela Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. A juíza eleitoral da 28ª zona de Juazeiro do Norte, Maria Nadir Araujo Papaléo, considerou que durante o programa “Balanço Geral” (Rádio Vale FM) de 11 de fevereiro de 2012, o ex-secretário fez menção a possível candidatura de Raimundo Macedo, pediu votos, apresentou plataforma política e destacou o que considera qualidades políticas do provável candidato.


A juíza entendeu, ainda, que Silva Lima teve a clara intenção de comparar o referido “candidato” ao atual prefeito de Juazeiro, usando para isso uma suposta pesquisa sem o devido registro e, consequentemente, sem autorização de divulgação. Maria Nadir Araujo Papaléo, condenou o representado a pagar multa no valor de R$ 5 mil. A ação foi impetrada pelo Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Juazeiro, sob registro n° 15-88.2012.6.06.0028, e protocolo n° 20.942/2012. À decisão não cabe recurso.

Mesmo peso, mesma medida

Acima dos interesses políticos deve estar a ética. Não acredito na boa intenção de um ex-homem público, como Silva Lima, em se prestar a um papel desses. As declarações, na verdade, se configuram como puxa-saquismo exacerbado. Que o mau exemplo do ex-secretário sirva de exemplo de como não deve agir alguém que já foi ou, ainda, pretende ser gestor do bem público.

Agora, louvável é a atitude da juíza Maria Nadir Araujo Papaléo. Ela já tinha condenado tanto a Rádio Vale FM, quanto o pré-candidato Raimundo Macedo, pelo mesmo motivo. E agora manteve a mesma decisão ao ex-secretário, mostrando que a justiça eleitoral em Juazeiro tem o mesmo peso e a mesma medida.

Talvez, o Brasil viva o seu melhor momento em se tratando de democracia e nós não precisamos presenciar fatos como esse. Política se faz com debate de proposta, não com desequilíbrios cometidos por aqueles que deviam dar o bom exemplo. Para ser gestor público é preciso ter, no mínimo, equilíbrio. Silva Lima já demonstrou, segundo os altos do processo, não ter esse equilíbrio.

Vale ressaltar que na campanha passada o mesmo Silva Lima, estava no palanque do atual prefeito a quem, hoje, ele tenta desqualificar. Quanto ao pré-candidato Raimundo Macedo, está claro para todos que ele não precisa de bajulador. Tem uma candidatura com potencial e, na verdade, só precisa de um bom debate político sobre os problemas e as melhorias para cidade. Isso é fazer uma pré-campanha pensando e respeitando o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário