quarta-feira, 20 de junho de 2012

PCdoB pode apoiar PSB em Fortaleza

O governador Cid Gomes (PSB) tenta pessoalmente convencer a cúpula do PCdoB a apoiar o candidato do PSB à prefeitura de Fortaleza. A notícia começou a circular após reunião, ontem (19), entre o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo e o governador Cid Gomes.

Segundo informações, na possibilidade de apoio do PCdoB ao PSB este ano, o governador garantiria o apoio ao nome de Inácio Arruda para o Senado em 2014. Cid teria falado pessoalmente com Inácio sobre seu desejo de vê-lo no senado por mais oito anos.

Caso se confirme a desistência de Inácio à sucessão de Fortaleza, o PSB se fortaleceria ainda mais para a corrida eleitoral. Atualmente, três nomes figuram como possíveis indicados para disputar o pleito pelo PSB: Roberto Cláudio (presidente da Assembleia Legislativa), Ferrúccio Feitosa (ex-secretário Especial da Copa) e o vereador Salmito Filho.

Tática do sufoco

É muito bruto o jogo do poder. O governador Cid, primeiro retirou os possíveis apoios ao redor do Inácio, como, por exemplo, o PP do Padre Zé Linhares. Ou seja, cercou enfraquecer e agora partiu para o ataque.

Mas, articulações a parte, a aliança finda caindo como uma luva aos comunistas. Primeiro porque, Inácio corria o risco de ser isolado e marchar sozinho no pleito eleitoral desse ano, o que, o deixaria quase sem possibilidades de eleição. Com a garantia de apoio em 2014, o PCdoB mantém sua cadeira no senado e sai do processo como entrou, sem perder nada.

Quanto ao apoio do PCdoB ao PSB, ele deve dar uma grande alavancada da candidatura dos socialistas na capital. Na verdade, com a possível vinda de Inácio e Moroni, outro já contatado por Cid, o PSB passa de mero coadjuvante a favorito para ganhar a eleição na capital.

Caso, isso aconteça, o PT, até, então maior aliado de Cid no Estado, deve sofrer um retrocesso fenomenal. Pode perder a capital e ainda, enfrentar um efeito dominó no interior do estado. Ou seja, as articulações estão indo tão bem que, a essa altura, não se sabe, até que ponto, é interessante o PSB ficar preso ao PT de Fortaleza. Realmente para o PSB o melhor nesse momento é o rompimento e a candidatura própria.

Agora, ninguém pode negar o quanto é dinâmica nossa política. Inácio passou de uma possibilidade de quase nula a garantia de permanecer onde está. É claro, que isso, não veio de graça, Inácio foi um grande militante da esquerda na capital e hoje é um político de respeito no cenário nacional. O resultado disso é um grande respaldo popular transformado em intenção de voto e, na política, voto é a mais valiosa moeda de troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário