quinta-feira, 28 de junho de 2012

PCdoB perde apoio do PP e pode ficar isolado em Fortaleza


O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Fortaleza perdeu, ontem (27), o apoio do Partido Progressista (PP). O PP, que antes da decisão do PSB pela candidatura própria estava fechado com Inácio para disputar a eleição deste ano, anunciou que não mais apoiará o senador Inácio Arruda à prefeitura de Fortaleza.

O anúncio do alinhamento do PP à candidatura de Roberto Claudio (PSB), foi feito pelo ex-ministro Ciro Gomes, na sede do PSB em Fortaleza. A ausência mais sentida foi a do presidente estadual do PP, deputado federal Padre José Linhares. Para analistas da capital, prevaleceu a força dos Ferreira Gomes na negociação.

Com a decisão o PCdoB pode ficar isolado, já que, apesar de seu candidato estar a frente das pesquisas, recém divulgadas, não conseguiu juntar apoios ao seu redor. Caso saiam sozinhos, os comunistas terão apenas 50 segundos de Rádio e TV.

Mesmo com o risco de isolamento, segundo o presidente regional da sigla, o Patinhas, a convenção do PCdoB terá as presenças do presidente nacional, Renato Rabelo, e do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.

Candidatura inviável

É certo que, caso se confirma o isolamento, é melhor que o PCdoB negocie para não perder o que já conquistou. Ou seja, a vaga no senado. Caso contrário, corre o risco de sair da eleição humilhado e sem perspectiva para 2014. Não vale a pena arriscar.

Agora é importante destacar o fraco desempenho dos articuladores do PCdoB na capital. Tem o melhor candidato, mas não consegue convencer outros partidos acerca disso. Isso, nos leva a avaliar que o Inácio, maior liderança do partido, está bem à frente da estrutura que o partido disponibiliza.

Agora, o difícil é imaginar que o PCdoB, com o pragmatismo que lhe é peculiar, colocaria em risco um mandato de senador, em prol de uma candidatura sem apoio. Em Fortaleza, até mesmo os inacistas mais entusiastas, acham uma temeridade a manutenção da candidatura comunista. E já pedem que o partido negocie o apoio.
O problema é que, como o PT, também existe muitos grupos no PCdoB. E alguns, chateados com a posição do governador em implodir as possibilidades de Inácio.

Certo mesmo, é que o PCdoB terá que escolher até o fim de semana o caminho a seguir. Vai ao apoio do PSB, ou entender que foi coagido pelos Ferreira Gomes e parta para apoiar outra candidatura, como por exemplo, Heitor Férrer (PDT). Quanto ao PT, acredito muita remota, já que, os comunistas ainda não engoliram a traição petista na primeira eleição de Luizianne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário