sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eunício consegue manter carcinicultura no Código Florestal


Depois de um acirrado dembate na análise do novo Código Florestal, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) conseguiu uma grande vitória para a economia do Ceará. Ele garantiu o desenvolvimento da carcinicultura no Estado.

O relatório do código trazia os apicuns como Área de Preservação Permanente (APP), criminalizando aqueles que viessem a ampliar essa atividade depois de julho de 2008.

NA VERDADE, o que o senador Eunício conseguiu foi fazer com que os relatores, senadores Jorge Viana (PT-AC) e Luiz Henrique (PMDB-SC), apresentem uma emenda ao relatório que será apreciado pelo Plenário do Senado. O destaque coloca as áreas de apicuns como áreas de interesse social. Mas, a vitória está justamente em garantir a colocação da emenda. Agora é apenas uma questão de articulação junto aos outros senadores.

A carcinicultura é a criação de camarão em cativeiro. A cultura vem enfrentando há anos uma avaliação negativa de ambientalistas por entenderem que ela traz prejuízos ao meio ambiente, com degradação aos manguezais. O interessante é que a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente não define os apicuns como área de preservação ambiental, por entender que não existe comprovação de que as áreas prejudiquem o meio ambiente. Ou seja, a lei anterior atendeu uma posição política.

O que se sabe é que essa cultura, onde o Ceará é um dos maiores produtores, gera milhares de empregos nas cidades litorâneas do Nordeste. A vitória da proposta só comprova o que, recentemente, disse uma pesquisa no senado, que o senador Eunício Oliveira é um dos parlamentares mais influentes de Brasília. E quem ganha com isso é o Ceará e o Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário