quarta-feira, 9 de novembro de 2011

USP "desocupada"


A Tropa de Choque da Polícia Militar encaminhou 70 estudantes que ocupavam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) para o Distrito Policial, no Jaguaré, na manhã de ontem. Não há registro de feridos. O local tinha sido invadido no dia 2 por alunos que exigem o fim da presença da PM no campus.

O QUE CHAMA A ATENÇÃO nesse caso é o fato dos estudantes não aceitarem a presença da Polícia Militar dentro do campus. Vocês devem lembrar que a decisão foi tomada depois que um estudante foi assassinado num dos estacionamentos da universidade.

O mais interessante é que enquanto a população clama pela presença mais ostensiva da polícia, os estudantes da USP a rejeitam. Eu não conseguia entender a atitude até saber da real motivação dos protestos. É triste, mas é verdade, o principal motivador da ação estrema dos estudantes foi a detenção, feita pela PM, de alguns estudantes flagrados fumando maconha no campus. Por isso, outros estudantes não querem a polícia por perto. Isso é o mais completo absurdo! Onde chega o nível de conscientização desses estudantes.

Não quero aqui, fazer campanha, nem a favor, nem a favor, dessa ou daquela droga, acredito que essa é uma discussão bem mais ampla e que deve ser feita pelo conjunto da sociedade. Mas, pelo que eu saiba, até o momento, maconha é considerada droga ilícita e seu uso proibido.

Ou seja, com tantas deficiências no ensino superior, nossos estudantes estão ocupando prédio público e protestando para ter liberdade para o ilícito. Isso é brincadeira.

Que bom que esses estudantes seguissem o exemplo dos chilenos. Lá os protestos têm outra conotação, o da garantia ao acesso e a melhoria do ensino superior. Não é a toa que ainda é considerado um dos melhores da América do Sul.

Um comentário:

  1. Uma vergonha pro nosso país esses estudantes da USP. É uma verdadeira DROGA esse país, qdo se trata de jovens que ao invés de buscar seus direitos pro q seria melhoria nos estudos, busca o que é ilícito (fumar maconha!) ou seja nada a ver com melhoria e sim com baderna mesmo. tsc, tsc! VERGONHA!

    ResponderExcluir