sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Anvisa proíbe agrotóxico no Brasil


Numa atitude corajosa, mas atrasada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprova que metamidofós é altamente tóxico. A decisão põe em questionamento o modelo de produção agrícola brasileiro que, vale salientar a muito precisa ser repensado.

Muito utilizado nas lavouras de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate e trigo, o veneno, a partir do dia 30 de junho de 2012, não poderá mais ser utilizado no Brasil. A decisão tomada no último dia 17 de janeiro, com base em um estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apontou prejuízos a saúde humana, deve beneficiar, principalmente, os pequenos agricultores do nordeste.

Segundo a Anvisa, mesmo em pequenas doses, o metamidofós provoca intoxicação e, a longo prazo, pode provocar danos ao processo de reprodução e também ao sistema nervoso, sobretudo do trabalhador rural, que tem contato mais direto com o veneno. O produto já é proibido na União Europeia, China, Japão, Paquistão, Indonésia, Costa do Marfim e Samoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário