segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cid isolado com as greves


O governador Cid Gomes está chamando a atenção dos seus correligionários e até opositores por estar evitado aparições publicas. Cid tem deixando de comparecer a solenidades que normalmente se faria presente. Já se especula que ele teria sentido intensamente o golpe das greves.

E a situação pode piorar. Nesse momento, diversas categorias estão se arregimentando em torno de possíveis movimentos paredistas. Peritos do Sistema de Verificação de Óbito, Servidores da Justiça e Oficiais de Justiça, já dão como certa a paralisação.

Seria uma sequência as muitas greves como Professores da Rede Estadual, Polícia Civil, Polícia Militar e Bombeiros, enfrentadas pelo governador com grande desgaste a sua administração. Além desses movimentos, outros como Servidores dos Correios, Bancários, Garis, Dentistas e Enfermeiros do Programa Saúde da Família, acabam ajudando o clima de insatisfação da classe dos trabalhadores no serviço público.

NA VERDADE, o que falta por parte dos governos estadual e federal para evitar esses transtornos a sociedade é um pouco de sensibilidade para entender que com o crescimento da economia, os trabalhadores querem participar dessa distribuição da riqueza conquistada.

Não quero dizer que os reajustes não aconteceram; o que quero dizer é que foram priorizados outros setores como infraestrutura e fortalecimento do sistema financeiro, demasiadamente, enquanto que com o funcionalismo apenas foi cumprido o básico, sem ganhos reais e, em alguns casos, tendo perdas de direitos já conquistados.

O dialogo entre trabalhadores, patrões e governo é fundamental para o crescimento social, sob pena da sociedade se tornar vítima das próprias reivindicações, causando caos setorizados e desgastando o governante como é caso do governador Cid Gomes.

O isolamento de Cid se configura como um sinal de fraqueza e pode, inclusive, incentivar outras classes a decretarem mais paralisações. Esse é o momento de um grande esforço para colocar na mesa todas as representações e negociar se antecipando ao pior. Não olhar para o problema não irá resolvê-lo, pelo contrario pode piorar. É hora de agir e a sociedade espera isso do governador Cid Gomes e do governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário