quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Eduardo Campos não quer Ciro ministro


Para ser ministro da Ciência e Tecnologia, Ciro Gomes enfrenta à resistência da ala petista que teme o encolhimento do partido no governo, além de segmentos do PSB que enxergam em Ciro uma ameaça a candidatura de Eduardo Campos a presidência em 2014.

O governador de Pernambuco e presidente nacional do partido, Eduardo Campos, criou um movimento de resistência dentro do próprio PSB para impedir a subida de Ciro. A vaga deixada por Aloizio Mercadante está valendo ouro e a disputa promete aumentar; mas, mesmo, com as pesadas investidas contra, a presidente Dilma Rousseff parece firme na decisão de ter Ciro na Esplanada.

CIRO É, hoje, o melhor capitão para comandar a tropa de elite que pretende barrar o avanço do fenômeno Eduardo Campos, avaliado melhor governador do Brasil. Mas, aí você pode se perguntar por que existe uma ala do PT que não reconhece essa estratégia como boa. E aí, é importante entender o PT como um partido com várias linhas de pensamentos e, também, objetivos diferenciados. E isso, lá, é normal. Eles aprenderam a conviver e respeitar os vários posicionamentos.

Quanto ao PSB. Ciro quer a qualquer custo mostrar a Eduardo Campos que não é tão fácil derrotá-lo. É a velha teria do: “se não vivo eu, morremos os dois abraçados”. Eduardo ganhou a briga interna, mas subestimou a capacidade do Ciro em se articular fora das veias partidárias. E isso, vale salientar, ele sabe fazer muito bem.

Mas, na verdade, quem mais ganha com essa disputa interna do PSB é o PT que enfraquece um adversário potencial e elimina uma possível dor de cabeça futura. Eduardo Campos, preocupado com Ciro, significa Eduardo Campos fora de foco, dominado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário