terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Guimarães discute sucessão da liderança e enfrenta oposição da bancada do Sudeste


O deputado federal José Guimarães (PT), se reúne hoje (17), com o presidente nacional do partido, Rui Falcão. Na ocasião será pautada, além da discussão sobre as estratégias da legenda para as eleições 2012, a sucessão da liderança do PT na Câmara.

O parlamentar, que é um dos membros do Grupo de Acompanhamento Eleitoral no Nordeste, pretende colaborar com a construção das alianças em Fortaleza, Recife e Salvador. Segundo ele, o Diretório Nacional, através do grupo de acompanhamento, não pretende intervir diretamente na sucessão municipal.

TANTO NÃO deverá intervir que a sucessão de Fortaleza está, literalmente, nas mãos da prefeita Luizianne Lins. O candidato defendido pelo deputado Guimarães, o caririense Camilo Santana, não emplacou, apesar de ainda estar no páreo, mesmo com chances mínimas.

Luizianne continua fazendo suspense e a cada semana pende para um lado diferente. O resultado dessa indefinição foi a retirada do nome do secretário de Articulação Política Waldemir Catanho, então favorito por todos os analistas.

Quanto a liderança do PT na Câmara, Guimarães terá grande influencia para indicação do nome. Em contrapartida, seu nome enfrenta grandes dificuldades na indicação para a liderança do governo Dilma. O que já aparecia, nos bastidores, como certo começou a sofrer forte oposição da bancada paulista que quer barrar o avanço do Nordeste na influencia junto ao Governo Federal.

A questão é que está jogo, não só a influencia pessoal desse ou daquele parlamentar. Essa influencia vai refletir, na verdade, na destinação de recursos. José Guimarães ao lado senador Eunício Oliveira têm sido, dois dos políticos mais influentes do Nordeste e isso tem incomodado, principalmente, o Sudeste. Cotados para duas das lideranças mais importantes do país, resta saber, até onde eles vão aguentar a pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário