sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PMDB recua em Fortaleza e deve manter apoio ao candidato de Cid Gomes


Mesmo com uma estratégia de lançar candidatos próprios no maior número de cidades possíveis, principalmente, aquelas com mais de 200 mil habitantes, o PMDB deve ter outros planos para Fortaleza. A decisão é do senador Eunício Oliveira, presidente regional da sigla, que tem reafirmado a vontade de manter a aliança do PMDB com o governador Cid Gomes na capital.

De acordo com Eunício, no interior do Ceará já são 100 candidaturas cadastradas e definidas. Mas para Fortaleza, devido aos acordos firmados, o processo é de busca pela manutenção da aliança montada em 2006, sob a gestão do governador, que Eunício considera "um verdadeiro sucesso".

ALÉM DE SER sucesso, ele traz para o PMDB boas perspectivas para o futuro. O grande embate da base aliada está na capital e Eunício sabe disso. Quem ficar com a capital deve abrir mão de disputar o governo em 2014. Isso se quiser manter a aliança. Seria demais para um só partido ter a prefeitura de Fortaleza e o governo do Estado.

Caso se confirme o candidato do PT para Fortaleza, o PMDB entra como grande favorito para indicar o nome ao governo. Isso explica, inclusive, a estratégia do PMDB em disputar um grande número de prefeituras, ele vai precisar delas num breve futuro.

O problema é que o outro partido envolvido no processo é o PT; e do partido de Lula, pode-se esperar tudo, já que, como sempre repete algumas lideranças, “o PT não precisa pedir licença a ninguém para ter candidato”. O consenso no partido é um processo construído a duras penas, principalmente, pelo fortalecimento dos grupos internos que, na maioria das vezes, têm interesses distintos.

Mas, o senador Eunício deve estar investindo no bom censo e na grande capacidade de negociação do deputado federal José Guimarães que hoje tem a maioria dos filiados a seu favor. Ou seja, o PMDB investe para ser o grande protagonista em 2014 e, vale salientar, como a muito tempo não via no estado do Ceará. O senador Eunício tem realmente feito o que prometeu quando assumiu o comando da sigla, tornar o PMDB ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário