segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ciro Gomes volta a ser cotado para ministério


Ciro Gomes volta a ser cotado para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele assumiria a vaga de Aloizio Mercadante (PT-SP), que deve assumir o Ministério da Educação. A possibilidade traz de volta o nome de Ciro Gomes para as discussões da nova composição para a Esplanada dos Ministérios.

Informações do jornal Correio Braziliense, dizem que há cerca de duas semanas Mercadante e Ciro conversaram pessoalmente no ministério. A reunião teria acontecido a contragosto da ala petista que pretende emplacar o nome do deputado Newton Lima (PT-SP) no comando da pasta. Ele seria um quadro técnico.

É, PARECE que a presidenta Dilma está tendendo a ouvir os políticos mais experientes do partido. Eles, com certeza, conhecem melhor as articulações políticas. Eduardo Campos começa a ganhar muita força para a sucessão de 2014 e jogar Ciro nos calcanhares do governador de Pernambuco pode ser uma boa estratégia.

O problema é que uma das alas do PT, não está preocupada com essa articulação para 2014, e avalia que o partido pode diminuir com a reforma ministerial. A questão é que os mais experientes preferem encolher, mas permanecer no comendo central do Planalto.

Para se ter uma ideia das consequencias da indicação, o PSB, já anunciou que, se ela acontecer, deve ser creditada na cota pessoal da presidenta Dilma. Ou seja, o PSB quer sua vaga independente da indicação do Ciro. O que, num primeiro momento, deve ser negado e ver o que acontece.

Para amenizar a pancada, o governador Cid Gomes prometeu a presidenta Dilma que Leônidas Cristino, indicação dele, entregaria o Ministério dos Portos. Claro que os dois ministérios têm pesos bem diferentes, o que, não deixa de ser uma atitude louvável.

Em resumo, se Ciro Gomes, de fato, assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia terá mais poder de barganha para brigar de igual para igual com o grupo do governador Eduardo Campos, que hoje, mantém o controle nacional do PSB. A ideia é esfriar as pretensões de Eduardo em ser candidato a presidente em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário