sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cid não quer confrontar com o PT em Fortaleza


Em entrevista a TV O Povo, programa Studio News, o governador Cid Gomes (PSB), disse que se depender dele o PSB não terá candidato próprio a prefeito de Fortaleza e manterá a aliança com o PT. No entanto, ele deixou claro que exigirá alguns critérios para a definição do candidato que desejar seu apoio.

Disse Cid sobre os critérios: “É fundamental que o nome, na ordem cronológica, primeiro consiga fazer aliança partidária, a mais ampla possível; e, segundo, que no momento da campanha, seja o nome que inspire na população confiança.”

PARA BOM ENTENDEDOR, que tenha a sua confiança. Cid quer manter a aliança, o problema são as exigências que, até agora, não foram muito consideradas pela prefeita Luizianne Lins. Cid deseja, na verdade, evitar que outra Luizianne chegue ao poder na capital. A prefeita tem sido um calo no pé do governador.

O que se houve nos bastidores é que o nome preferido por Cid é o caririense Camilo Santana, seu secretário das Cidades e com quem tem estreita relação de amizade. Agora até convencer Luizianne que Camilo é o nome, passarão muitas madrugadas e articulações intermináveis e, isso, sem qualquer esperança de que dê certo.

Não vamos esquecer que Camilo é ligado ao deputado federal José Guimarães, que pertence a uma corrente que diverge internamente da corrente de Luizianne. Quando se trata de poder, é como misturar água e óleo, o que, não impede que um bom acordo consiga fazer com que alguma das partes deguste a mistura. Resta saber quem estará disposto a ceder.

Existe, inclusive, uma declaração do petista Ilário Marques, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Quixadá, ao Jornal O Estado, de que o atual secretário de Educação Elmano Freitas, seria o candidato do PT em Fortaleza. O problema da afirmação é que Ilário não pertence a nenhum desses grupos que comandam o PT e, tampouco, fala por eles. Então é melhor esperar o desenrolar das articulações. Só acredito no nome quando a própria Luizianne vier fazer o anuncio.

No mais, o certo é que Cid tem feito seu papel para manter a aliança e espera que o PT faça o dele. Tarefa difícil para o deputado José Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário