quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Câmara do Crato: presidente Luis Carlos fala sobre diárias rurais

O presidente da Câmara de Crato, vereador Luis Carlos (PSL), procurou nessa quarta-feira (05) a reportagem do site Miséria para falar sobre as diárias rurais disponibilizadas pela Casa aos parlamentares com residência fora da sede do município. A entrevista foi motivada pela repercussão de matéria veiculada no site, onde o vereador Jales Veloso (PTN) aparece como beneficiado com a diária sem residir na zona rural.

O presidente informou que a diária foi criada em 2001, por resolução do então presidente da Casa, Francisco Tavares de Oliveira, onde era concedido um valor determinado para ajudar no custo de deslocamento dos parlamentares da zona rural para a sede nos dias de sessão. Ainda segundo o presidente, para a comprovação era necessária a apresentação de apenas um documento como conta de luz, água ou telefone.

Segundo Luis Carlos, no início da sua gestão, em março de 2013, motivado por várias denúncias do mesmo teor da atual, a resolução foi modificada para que houvesse mais rigor na concessão do benefício. “Passamos a exigir dois entre quatro documentos listados (ITR, conta de luz, conta de água e domicilio eleitoral). Ou seja, o vereador vai à secretaria da Casa, apresentando dois desses documentos da lista e tem direito ao benefício para as sessões que comparecer,” esclareceu Luis Carlos.

Ainda sobre o benefício, o presidente Luis Carlos revelou seu desejo de extingui-lo. Mas, segundo ele, encontra resistência na maioria dos colegas. “Queria acabar com a polêmica diária, o que, ainda não foi possível. Mas, pelo menos, baixamos de R$ 100 para R$ 60, o valor recebido,” disse o presidente.

Para finalizar, Luis Carlos ressaltou que outros vereadores têm situação semelhante a de Jales; mas todos, inclusive Jales, estão dentro da legalidade. O presidente não soube precisar o número total de vereadores que recebem o benefício, mas para ele, todos preencheram os requisitos e a Câmara tem a obrigação de pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário