terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Dinheiro parado motiva denúncia em Barbalha

A Câmara Municipal de Barbalha foi surpreendida na última semana, com a informação de que a prefeitura mantém uma reserva financeira de cerca de R$ 10 milhões. A informação foi repassada pelo vereador Rildo Teles (PSL), após recebimento do documento de prestação de contas enviado pela administração do prefeito José Leite Gonçalves Cruz, o Zé Leite (PT), ao Poder Legislativo.

Na sessão da Câmara do dia 17, segunda-feira, o vereador fez pronunciamento denunciando, o que chamou de absurdo administrativo. Para o vereador, é inadmissível manter tanto dinheiro em caixa, enquanto a população é privada de benefícios básicos. Rildo ressaltou que setores como a Saúde e Infraestrutura vivem uma situação de caos no município.

Durante o pronunciamento, o vereador destacou os distritos de Riacho do Meio, Arajara e Caldas, onde, segundo ele, os postos de Saúde não têm, sequer, médicos e remédios, além da péssima estrutura. “Existem casos de pacientes de alta complexidade que procuram a Secretaria de Saúde e são orientados a entrar na Justiça para garantir tratamentos e exames. Na realidade, de cada 100 pacientes três ou quatro procuram a justiça e os outros são renegados a própria sorte. Não dá para admitir ter R$ 10 milhões em caixa enquanto o povo está morrendo,” disse Rildo.

Sobre a situação da infraestrutura do município, o vereador destacou, por exemplo, que no pé da serra, do Sítio Flores ao Sitio Melo, não existe, sequer, uma obra em andamento da administração Zé Leite. “Da divisa com Missão Velha até a divisa com Crato, não se vê nenhuma obra dessa administração. Isso não é administrar. A prefeitura não é um banco para ter dinheiro guardado. O dinheiro é para ser aplicado no benefício à população que, vale salientar, está sofrendo com a falta desse dinheiro,” disse Rilto.

Sobre o contato com a administração, o vereador disse ter enviado ofício ao prefeito Zé Leite e a Secretaria de Finanças solicitando informação de projetos onde serão aplicados os recursos. Rildo ressaltou que não recebeu nenhuma resposta da solicitação.

Durante a sessão da Câmara, o vereador Aurino Preu (PP), líder do prefeito na Câmara, defendeu a manutenção dos recursos em caixa, ressaltando que o município precisa ter dinheiro para as contrapartidas das verbas destinadas pelos governos do Estado e Federal. “O que a administração faz é o que as anteriores não faziam, por falta de organização e acabavam perdendo recursos, principalmente, para as obras destinadas pelos governos estadual e federal,” disse o vereador líder.

Tentamos contato com a secretária de Saúde, Jaqueline Sampaio, mas ela não se encontra na sede da Secretaria. A secretária-adjunta, Desiree de Sá Barreto, disse não disponibilizar de tempo para receber a reportagem do Jornal do Cariri. Através da assessoria de imprensa, tentamos contato com a secretária de finanças, Maria Everane Correia, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário