quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alcymar Monteiro retira candidatura a prefeito de Juazeiro


Na tarde de ontem (04), um dia antes do prezo final para registro de candidaturas, o candidato a prefeito do PDT, Alcymar Monteiro, enviou nota ao Site Miséria, onde oficializou a retirada da sua candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte.

Alcymar cumpriu todos os tramites legais realizando, inclusive, convenção na tarde do último dia 26 de junho na Praça Padre Cícero quando anunciou o nome da empresária Francisca Chaga como vice.

Na nota diz que durante dois anos percorreu todo o município de Juazeiro e a partir disse construiu uma nova proposta para o município. O ex-candidato relata que identificou um povo desacreditado e cansado da política local.

Alcymar faz, ainda, acuações de que a política juazeirense é feita na base da compra, da venda e da cooptação, coisas que vão contra os nossos valores. “A política de Juazeiro chegou a um ponto da desmedida vontade de se perpetuar no poder de um lado e do outro o toma lá da cá, sem escrúpulos”, diz a nota.

O cantor justifica sua saída pela falta de apoio, já que, durante as articulações só conseguiu atrair o PPL (Partido Pátria Livre). O partido é recém criado e não conta sequer com  tempo de rádio e televisão. Alcymar diz que a retirada não significa uma derrota, e sim um momento estratégico de reflexão sobre o nosso futuro político e o futuro de nossa gente.

Alcymar finaliza a nota agradecendo e reafirmando que não apoiará nenhuma das candidaturas que aí se encontram, pois, segundo a nota, nenhuma delas está preparada, nem política nem moralmente, para dar ao povo de Juazeiro uma vida digna.

Magoado

Na verdade, fica evidente a magoa com que Alcymar Monteiro se retira do processo. Agora fica claro o erro de avaliação do cantor. Desde que nasceu, sua candidatura já se mostrava sem viabilidade. Ela nunca conseguiu, nem empolgar o povo, nem juntar ao redor lideranças que pudessem dar sustentação. Política não se faz apenas com palavras e discursos.

O eleitor de Juazeiro está ficando exigente e, no caso de Alcymar, nunca conseguiu identificá-lo com juazeirense. Alcymar quis ser uma liderança de si próprio e isso não funciona mais na política.

Agora a nota, também, traz acusações fortes e duras. Dizer que política de Juazeiro é feita na base da compra, da venda e da cooptação é, no mínimo irresponsável, se tiver provas. E aí é preciso se retirar pela porta da frente e com a grandeza que o povo dessa cidade e os bons políticos que fizeram e fazem essa história merecem. Não se pode nivelar todos por baixo. Alcymar generalizou e colocou todos os políticos no mesmo patamar e foi errado.

O que, possíveis lideranças, como Alcymar, precisam entender é que política não se faz apenas com cargos e mandatos. Se ele tem um projeto para Juazeiro que continue apresentando ao povo. O que não pode é dizer que tem um projeto e não se envolver no debate; não apontar com detalhes sua proposta. Falar das coisas de formam genérica todo mundo faz, o difícil é ter propriedade no que fala.

Certo mesmo é Alcymar sai pela porta dos fundos, pois não soube avaliar o momento de se retirar do processo e deixa as portas fechadas para uma possível volta, por nivelar todos os políticos no patamar da compra de voto e da cooptação de lideranças. Como diria um grande autor brasileiro: “Triste fim de policarpo quaresma.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário