segunda-feira, 30 de julho de 2012

Presidente do PSDB mineiro diz que Ciro traidor


O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana, disse em entrevista ao Último Segundo, site www.ig.com.br, que o ex-ministro Ciro Gomes é um traidor, está no ostracismo e não esconde o incômodo com a projeção nacional do ex-governador de Minas Gerais, senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A afirmação foi uma reação às declarações de Ciro que, em entrevista ao Jornal O Estado, apoiou a reeleição da presidenta Dilma Rousseff em 2014. Ciro defendeu que os socialistas só entrem na disputa pelo Palácio do Planalto em 2018.

"O Ciro está visivelmente incomodado com a projeção do Aécio e do Eduardo Campos e com o seu papel marginal na política", afirmou Pestana. O presidente do PSDB argumentou ainda que Ciro "traiu o povo do Ceará" ao ceder aos apelos do ex-presidente Lula e mudar seu título de eleitor para São Paulo, em 2009. "Ele (Ciro) deu às costas ao povo do Ceará."

Quando as palavras perdem o controle

Que Ciro Gomes tem vivido de polemicas, isso é verdade. Mas, que suas intervenções estariam causando tanto impacto, isso é novidade. Na verdade, parece que o presidente do PSDB mineiro perdeu a paciência e a noção do que político de projeção regional e nacional. Ele, por exemplo, é um político de projeção regional, enquanto Ciro há muito tempo se projeta nacionalmente.

Além do mais, também há muito, Ciro optou pelos partidos de esquerda. Tem sido assim desde que saiu do PSDB e ingressou no PPS e depois no PSB. E, é inegável que o crescimento do PSB começou com a sua entrada. Então chama-lo de traidor por ter apoiado uma tese da base de esquerda com mais possibilidade de vitória é, no mínimo, ciúmes por tê-lo perdido.

Ciro não faz mais parte da articulação da direita em que está inserido o PSDB e, na verdade, Aécio Neves, sequer, tem entrado no debate do senado. Ao contrario de quando era governador, Aécio tem ficado no anonimato e sem qualquer influencia em Brasília. Então as acusações do deputado Marcus Pestana, mas parecem uma tentativa de colocar Aécio na mídia.

Quanto a Ciro ter transferido seu título para São Paulo, nada de mais. Ele é filho de São Paulo, mas nunca escondeu que é cearense de coração. E mesmo com filiação na capital paulista, jamais abandonou o Ceará.

Ciro Gomes é um político experiente. Foi candidato à Presidência da República por duas vezes (1998 e 2002). Ele não escondia sua pretensão de concorrer novamente em 2010, mas soube enxergar outras possibilidades dentro do contexto. Isso é normal e da conotação de que Ciro está sempre aberto às discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário