quarta-feira, 25 de julho de 2012

Campanha no Juazeiro esquenta de vez


A campanha eleitoral no município de Juazeiro do Norte esquentou de vez. As atividades e ações dos candidatos a prefeito e vereadores tiveram um grande impulso nesse início de semana.

Caminhadas, reuniões e pequenos comícios mostram, além da força dos candidatos, as grandes estruturas disponibilizadas. O candidato do PT a reeleição, Manoel Santana, e o ex-prefeito Raimundo Macedo (PMDB), têm o maior número de ações e as maiores estruturas. Demontieux Fernandes (PSOL) tem registrado apenas uma atividade por dia, mas também está nas ruas.

Na tarde de ontem, terça-feira (24), Manoel Santana realizou grande caminhada pela Rua São Benedito e 22 de julho, finalizando com comício na Rui Barbosa com Ernestina Sobreira. A agenda contou com as participações dos deputados federais Manoel Salviano (PSD) e José Guimarães (PT).

Além das atividades de caminhadas, comícios e reuniões, o candidato Raimundo Macedo, já conta com um grande número de ativistas nas ruas da cidade com bandeiras e material impresso.

O candidato do PSOL, Demontieux Fernandes, tem investido no contato direto com o eleitor em atividades denominadas Esquina do Trabalhador.

Durante toda a semana as agendas devem continuar com muitas atividades e nas ruas devemos ver cada vez mais ações dos candidatos, tanto a vereador, quanto a prefeito.

A polarização

Na verdade, o que veremos a partir de agora é a polarização das candidaturas com maiores estruturas. O que se viu ontem com o candidato do PT, Manoel Santana, e no decorrer da semana com o candidato do PMDB, Raimundo Macedo, nos dá a clara impressão de como será essa campanha.

Serão duas grandes estruturas disputando palmo a palmo e, correndo por fora, a candidatura do PSOL, com Demontieux Fernandes, investindo no corpo a corpo e no debate das ideias. Esse panorama deve ser a tônica da campanha. A própria previsão de gastos já indicou isso no TSE.

Agora há de se destacar a montagem dos palanques. Ao lado de Raimundo Macedo estão lideranças como o deputado federal Arnon Bezerra (PTB) que, inclusive emplacou o vice na chapa, o ex-deputado estadual Vasques Landim (PR), o senador Eunício Oliveira, apesar de ainda não ter vindo a nenhum evento, e muitos outros. Já, ao lado de Santana estão nomes como os deputados federais Manoel Salviano e José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, além de outras lideranças populares.

Mas, o que é mais destacado pelos populares nesse início de campanha é a inversão desses apoios. Na eleição passada, estavam Manoel Santana e Raimundo Macedo contra Manoel Salviano. Nesse ano a coisa se inverteu e Santana e Manoel Salviano enfrentam Raimundo Macedo. Ou seja, nada mais surpreende o eleitor de Juazeiro daqui para frente.

Quanto ao motivo, ele é simples: Raimundo Macedo conseguiu romper com os seus dois últimos aliados. Nos dois embates com Salviano, ganhou um e perdeu outro. O problema é que Salviano, quando perdeu continuou na base e indicou o vice. Já Raimundo Macedo, quando perdeu, brigou, abandonou Salviano e ajudou a eleger Santana. Na política, saber perder e ganhar é mérito.

Certo mesmo, é que este ano a eleição ainda pode reservar grandes surpresa. Primeiro porque ninguém ganha de véspera e segundo e segundo porque não se pode menosprezar qualquer que seja a estrutura ou o candidato. A final, quem escolhe é o povo.

Um comentário:

  1. Posso divulgar meu blog aqui, amigo? Gostaria que Juazeiro conhecesse estas propostas! Obrigado.

    http://voteamorim20222.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir