sexta-feira, 27 de julho de 2012

STF investiga Raimundo Macedo por crime contra o sistema financeiro


O candidato a prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), é o único parlamentar cearense na lista dos 36 parlamentares investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é site congressoemfoco.uol.com.br e do blog do Eliomar.

Segundo a informação, dos 92 congressistas que vão disputar as eleições de outubro, 40% são alvos de investigação na mais alta corte do País, onde tramitam as acusações criminais envolvendo congressistas e outras autoridades federais.

No total, são três senadores e 32 deputados federais com alguma pendência judicial postulando cargos de prefeito; há ainda um deputado investigado concorrendo a vice-prefeito.

O deputado Raimundo Macedo está licenciado da Câmara desde 7 de fevereiro. Ele é réu na Ação Penal 664, que trata dos crimes contra o sistema financeiro nacional.

Nenhuma novidade

A pergunta é: qual a novidade? Raimundo Macedo está sendo investigado por isso a muito tempo. O problema é o julgamento que não anda. Tem sempre um membro da justiça disposto a liberar uma liminar para garantir isso ou aquilo. Permitir a candidatura de alguém investigado por um motivo tão sério como esse é o mesmo que garantir que possibilidade de entregar o galinheiro a raposa.

Não estou condenado ninguém, até porque não tenho esse poder, mas isso, na verdade, já está cansando quem quer um país sério e comprometido com as causas justas. A Lei da Ficha Limpa está aí, mas infelizmente temos uma parte da justiça viciada em liminares e subterfúgios que acabam favorecendo ao mau político em detrimento a vontade do povo. Num país onde 68% da população são analfabetos funcionais, não podemos dizer que o resultado de eleições representam de forma consciente a vontade do povo.

Garantir o direito a todo é qualquer cidadão de ser candidato é licito e justo. Mas, esse principio deve ser garantido àqueles que tem uma vida ilibada. Para pleitear ser governante é preciso ter passado limpo. Claro que todos têm o direito a defesa e apresentar suas explicações. Mas, não dá para fazer isso, enquanto almeja ser prefeito. A justiça erra quando permite os candidatos sob suspeita de cometer crimes, principalmente, que envolvem recursos financeiros.

Agora o STF anuncia essa investigação e promete punir os culpados. Mas, sobre isso, ainda cabe algumas indagações: Não seria melhor julgar antes da eleição? É se, por acaso, Raimundo Macedo for julgado culpado e perder o direito de ser candidato? Já imaginaram a confusão na cabeça do eleitor?

Mas, se alguém tem dúvida com relação a esse processo, e tomar como base de observação o caso dos prefeitos de Abaiara e Caririaçú, vai concluir que nada vai acontecer. Mas, vamos para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário