terça-feira, 10 de julho de 2012

Promotores analisam candidaturas dos municípios cearenses


Os promotores eleitorais do Estado do Ceará, ainda fazem análise dos pedidos de registro dos candidatos a vereador e a prefeito nos 184 municípios do Ceará. Grande parte desses candidatos enfrentam processos e correm o risco de serem excluídos do processo eleitoral.

A operação Pente Fino, como é chamada, foi deflagrada pela Procuradoria Eleitoral e pelos promotores de justiça. A expectativa é que ninguém com ficha suja irá escapar do processo de impugnação e cassação de registro de candidaturas. A determinação da procuradoria eleitoral é única: deixar as eleições sem ficha suja.

Quem tem contas a ajustar com a justiça ou teve contas desaprovadas com casos de improbidade administrativa, ou seja, desvio de dinheiro ou envolvimento comprovado com corrupção, ficará fora das eleições municipais. Essa é a determinação do procurador regional eleitoral Márcio Torres, que cocedeu entrevista hoje (10) no Jornal Alerta Geral, rádio Som Zom Sat.

Gerando expectativa

O problema do anuncio é que ele gera uma enorme expectativa no meio do eleitorado. O que esperamos é que seja cumprida a lei. Agora não podemos esquecer que estamos no Brasil, onde casos sem muita repercussão em mídia nacional, dificilmente tem desfecho a favor da vontade da maioria. A justiça nem sempre é feita. O festival de liminares já começou no Cariri.

Na verdade o que precisamos é de uma justiça célere e com tolerância zero no julgamento de casos de improbidade com desvio de recursos. Claro que reconhecemos o esforço dos promotores e, até, parabenizamos. Não podemos esquecer que eles são poucos e ainda sofrem com o acumulo de processos.

Quanto ao número de análises, dificilmente, serão todas feitas antes das eleições. Teremos a possibilidade de candidatos assumirem e depois perderem o mandato. O que torcemos é que os promotores consigam fazer um bom trabalho e não deixem que os maus políticos superem os que querem o zelo e o respeito ao bem publico.

Mas, certo mesmo é que estamos avançando. Antes nem sabíamos quem era ou não ficha suja. Hoje, sabemos e torcemos para que eles fiquem fora do processo. O que não podemos esquecer é que nós, eleitores, podemos fazer nossa parte tendo como instrumento o voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário