terça-feira, 31 de julho de 2012

Aumenta diferença entre Moroni e Inácio em Fortaleza


Nova pesquisa Ibope, contratada pela TV Verdes Mares, indica que a diferença, entre os dois primeiros colocados, na corrida eleitoral para prefeito de Fortaleza aumentou. Se as eleições fossem hoje, os candidatos Moroni Torgan (DEM), com 32% das intenções de votos, e Inácio Arruda (PCdoB), com 15%, estariam no segundo turno.

A pesquisa foi divulgada ontem (30) e aponta ainda, Heitor Férrer (PDT), com 11%, seguido de Renato Roseno (PSOL), com 10%, Roberto Cláudio (PSB), com 8%, Marcos Cals (PSDB) 6%, Elmano Freitas (PT) 4%, Gonzaga (PSTU) e professor Valdeci, com 1%. O candidato André (PPL), não foi citado pelos eleitores. Os votos brancos e nulos somam 6% e os eleitores que não quiseram opinar também somam 6%.

O Ibope ouviu, também, os eleitores sobre a rejeição aos candidatos. Em primeiro lugar, com o maior índice de rejeição, aparece Moroni, com 34%, seguido de Inácio (27%), Elmano (22%), Gonzaga (21%), Marcos Cals (16%), Valdeci e Roberto Cláudio (15%), Roseno (14%), André (13%) e Heitor (12%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 deste mês e ouviu 602 eleitores. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 0006-2012, e tem uma margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.

O mesmo parâmetro

O mais importante para o candidato do DEM nesse momento, em que a pesquisa indica sua subida, é o crescimento no mesmo instituto. O Ibope foi o responsável pela primeira pesquisa de Fortaleza neste ano e agora fez a pesquisa da TV Verdes Mares. É a mesma metodologia.

Quanto às duas últimas duas pesquisas, Moroni sobre em dez dias o equivalente a 5% pontos percentuais. O problema é que sua rejeição também aumentou de 27% para 34%, ou seja, na medida em que cresce sua aceitação aumenta sua rejeição.

Inácio ainda é uma grande incógnita. De primeiro colocado na primeira pesquisa, despencou para a segunda colocação e já está com 17% atrás de Moroni. Mas, esse é o menor dos seus problemas. Apesar de Heitor se manter com os seus 11% da última pesquisa, quem assusta mesmo é o candidato do PSOL, Renato Roseno, que já está com 10%. Roseno subiu 4% pontos nesses dez dias e tem uma das menores rejeições entre os candidatos.

O candidato do PCdoB está estagnado e se o crescimento de Roseno continuar na mesma proporção pode empatar com Inácio, já na próxima pesquisa. Resta saber se Roseno terá condições para dar volume na sua campanha na medida em que a população passar a acreditar mais. Ainda acredito que Roseno é um nome pode dar trabalho aos chamados grandes.

No mais, destaque apenas para o crescimento de 3% pontos para o candidato do governo, Roberto Cláudio que já vê a sua frente o segundo pelotão. Além disso, as posições não tiveram grandes alterações. Marcos Cals, Elmano, Gonzaga e professor Valdeci, estagnaram e terão que remar muito para chegar no pelotão da frente.

Certo mesmo dessas duas pesquisas é que Moroni está cada vez mais perto do segundo turno e Inácio está cada vez mais ameaçado por Heitor e Roseno. E isso, é porque nem começou o horário eleitoral onde o candidato do PCdoB, terá apenas 50 segundo. Então vamos esperar para ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário