quarta-feira, 11 de julho de 2012

Viagem do prefeito Samuel Araripe a capital pode ter tido interesse eleitoral


O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB) viajou ontem (10) para Fortaleza a fim de participar da aula inaugural do Curso de Formação para os aprovados nos concursos das polícias Civil, Militar e Perícia Forense. O evento que aconteceu no Centro de Convenções de Fortaleza, nesta terça-feira, contou com a participação do governador Cid Gomes que ministrou a primeira aula aos aprovados.

Na viajem, o prefeito teve a companhia do deputado federal Arno Bezerra (PTB) e do deputado estadual e candidato a prefeito do Crato, Sineval Roque (PSB). Segundo informações, Samuel teria uma segunda agenda com o ex-ministro Ciro Gomes. Ciro é o principal articulador das candidaturas do PSB no estado.

O conteúdo e o local da reunião não foram divulgados. O prefeito desembarca hoje, mas segundo sua assessoria, não deve falar sobre o assunto.

O que pode estar em jogo

Primeiro, o prefeito Samuel é um grande jogador e pode estar blefando. Agora, caso a informação se confirme, pode configurar certa desconfiança com o seu candidato. Cícero França é o último colocado nas pesquisas e o prefeito pode estar temeroso com relação às possibilidades de sucesso dessa empreitada.

Em uma eleição acirrada, como se projeta a do Crato, onde, mesmo com o grande número de candidatos da oposição, não aconteceu a pulverização das intenções como era esperado, o prefeito Samuel pode entender que o nome de Cícero França terá muita dificuldade para entrar no debate.

No atual panorama, a eleição está sendo disputada pelos candidatos da oposição, já que, o nome da situação é o último colocado. Samuel pretende ser deputado estadual e para isso precisará da maquina do município. Caso não tenha sucesso nessas eleições, sua pretensão para 2014 fica inviabilizada.

A viajem ao lado de Arnon e Roque, pode indicar uma abertura ao diálogo. Arnon é extremamente habilidoso e, no final das contas, não pretende estar do lado oposto ao governador Cid Gomes. Ele pode ser o responsável por essa aproximação.

Quanto a reunião com Ciro, Samuel pode ter colocado essa pretensão de ser deputado estadual. Nesse caso, a candidatura Cícero França pode estar com dias contados, já que, Ciro não abre mão, nem negocia sem a possibilidade do Roque prefeito. É a velha máxima do: “farinha pouca, meu pirão primeiro”. Antes de eleger o prefeito, vem a vontade de Samuel ser deputado.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Madson... acho que o senhor tem algo pessoal contra o candidato da situação. A notícia é tendenciosa e especulativa, mas, apesar disso o senhor demonstra plena convicção do que fala. Estou certo que o senhor sabe tanto quanto eu sobre o que acontece nos bastidores: nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposito, o que defendo não é o candidato da situação; mas sim uma notícia com fundo de verdade. Do contrário, como ficaria os cratenses que estão acompanhando as eleições à distância, se a única fonte de informação não tem um mínimo de credibilidade?

      Agradeço se refletir a respeito,

      Excluir
  3. Senhor "sopa de letrinhas", não tenho nada contra nenhum candidato. Sou jornalista e analista político. Trabalho com projeções e, naturalmente, findo sendo especulativo, pois não tenho como prevê o futuro.

    Quanto a tendencia que o senhor se refere, eu a tenho mesmo e ela se chama "a melhor informação" para o leitor e ouvinte. Agora, se o senhor considera como boa informação aquela que não estimula o público a pensar, então o senhor é plenamente a satisfeito com os 68% de analfabetos funcionais que temos no Brasil.

    Quanto a minha credibilidade, ela passa pelas projeções corretas que fiz até agora, não pela opinião do senhor. Sim, por acaso, é de boa educação criticar alguém, no mínimo, usando o próprio nome. Se esconder por traz de uma "sopa de letras" é ser mais que antiético é ser covarde.

    ResponderExcluir