terça-feira, 17 de julho de 2012

Curtas


CUSTO ALTO: Os 192 candidatos que disputam as prefeituras das 26 capitais brasileiras podem gastar juntos até R$ 1,254 bilhão nas campanhas eleitorais deste ano. A cifra foi levantada com base nos dados entregues pelos candidatos à Justiça Eleitoral. Pela lei, gastar recursos além do valor máximo pode resultar em multa. Uma resolução do TSE permite a ampliação do limite durante a campanha "mediante solicitação justificada" com a autorização da Justiça Eleitoral.

IMPUGNAÇÃO: O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) registrou contestações a candidaturas de 29 candidatos a vereador em Fortaleza. Todas as ações de impugnação de registro de candidatura ainda serão julgadas. Em todo o Ceará, o Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos do TRE registrou 1.291 pedidos de impugnação em relação a candidatos a vereador e a prefeito. Muita gente ainda pode ficar fora do pleito deste ano.

INELEGÍVEL: O candidato do PT a prefeitura de Quixadá, Ilário Marques, foi considerado na tarde de ontem (16), pela justiça eleitoral, inelegível para disputar a Prefeitura daquela cidade, em outubro próximo. A justiça eleitoral atendeu ao pedido do Ministério Público. Ilário já foi prefeito do Município por três mandatos.

NÚMEROS: O TSE registrou até ontem, segunda-feira (16), 464.701 candidaturas para os três cargos. Informou também que no dia 7 de outubro, 138.492.811 eleitores em 5.569 municípios irão às urnas. Nas cidades com mais de 200 mil eleitores e com mais de dois candidatos a prefeito, há a possibilidade de segundo turno. Nesse caso, a nova votação está marcada para o dia 28 de outubro com os dois candidatos mais votados em primeiro turno. No Cariri, nenhum município terá segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário