terça-feira, 24 de julho de 2012

Partidos do Cariri se preparam para propaganda gratuita


A grande maioria dos partidos que disputam cargos eletivos no Triangulo Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha), já se preparam para os programas eleitorais que serão transmitidos no rádio e na televisão, a partir de 21 de agosto até dia 4 de outubro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de 21 de agosto, os candidatos já poderão veicular no rádio e na TV suas propostas. O espaço é destinado a apresentação de propostas montadas pelas coligações para o legislativo e executivo.

No município de Juazeiro do Norte, onde as coligações terão acesso a propaganda de TV, já é visível o acompanhamento de cinegrafista junto aos candidatos para coleta de imagens que ajudarão na montagem dos programas.

As propagandas serão veiculadas nas rádios e televisões locais. No caso da televisão, somente o município de Juazeiro contará com a veiculação. Uma reunião na justiça eleitoral deverá definir as emissoras geradoras e a elaboração do plano de mídia. Na reunião também deve ser definida a divisão do tempo dos partidos e coligações, além da ordem de exibição dos programas.

O gratuito que sai caro

Na verdade, a propaganda eleitoral gratuita, para alguns partidos se torna um verdadeiro pesadelo. Os motivos são o alto custo, principalmente, onde tem televisão. Mas, a propaganda gratuita está se tornando cada vez mais decisiva no resultado final das eleições. É claro, que nas cidades maiores essa influencia aumenta significativamente.

O outro problema é a falta de profissionais qualificados, principalmente, pela alta demanda da época. Fazer uma propaganda de qualidade requer tempo, dedicação e interação entre equipe, candidato e projeto. Mas, essa interação acaba sendo dificultada porque o mesmo profissional finda se dividindo entre vários municípios e candidatos.

Agora o fator mais positivo da propaganda eleitoral é a informação que o eleitor recebe sem sair de casa. E aí, quanto mais qualificada essa informação, mais possibilidade de ganho para o candidato.

Outro fator positivo da propaganda gratuita é a possibilidade do debate diário entre os candidatos envolvidos na disputa. Conhecer as propostas e intenções dos candidatos é fundamental para que o eleitor decida seu voto. O que se percebe é que nos principais municípios do Cariri, a indecisão dos eleitores ainda é muito alta. Esse eleitor deve usar a propaganda eleitoral para ajudar na sua decisão. Ou seja, ela pode decidir a eleição.

Um comentário:

  1. deveríamos seguir o modelo estadunidense, os partidos pagam pelo horário, e tendo um tempo limitado e igual para todos.

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